O que é preciso para batizar um bebê em casa?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O batismo em casa requer que você prepare o ambiente para isso, por isso você pode montar um pequeno altar, onde o celebrante irá conduzir toda a cerimônia. Além disso, você não precisa fazer o batizado dentro de casa. É possível explorar outros ambientes da sua residência, como o jardim, o terraço, etc.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

O papel do padrinho e madrinha da criança é manter o caminho da fé e os ensinamentos religiosos e cristãos vivos na sua alma. Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

Evite cores fortes e chamativas, como preto e roxo. Aposte em tons pastéis em combinação com peças de roupas brancas. Abuse da delicadeza, com tecidos bordados, poás, rendas e babados. Você pode usar roupa de alcinha, principalmente no verão ou pela manhã, mas evite os decotes.

A toalhinha que será utilizada no dia do batizado é um ítem muito importante que não podemos deixar para a última hora, pois ela é essencial no momento da celebração e deve estar pronta para ser usada, além de ser interessante que ela esteja combinando com a decoração e também com a roupa de batizado do bebê.

Uma calça social branca com uma blusa básica ou um vestido midi/longo são peças que cairão muito bem nesse momento. Você pode optar por tons mais claros como, creme, lilás, rosa bebê, azul claro, branco e por aí vai, sempre nas opções mais claras. Para maquiagem, igual a mamãe, quanto mais natural melhor.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que ele seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e acaba ficando mais irrequieta durante a cerimônia.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo. Além disso, é possível escolher só a madrinha e deixar o padrinho de fora, ou vice-versa, mas isso é incomum.

Neste, havia o impedimento entre pessoa com esse parentesco espiritual. Hoje, porém, no atual Código, esse impedimento não existe mais, porque se não há nenhum laço familiar entre eles, nem laço de sangue, nada impede que eles, desimpedidos de qualquer vínculo, se casem.”

Os pais precisam ser batizados? A exigência costuma ser a de que os pais sejam casados na Igreja e no Civil. Normalmente, o fato dos pais não serem batizados não impede o batismo. As exigência da Igreja, de acordo com o Código de Direito Canônico, pesam muito mais sobre os padrinhos do que sobre os pais.

Pais e padrinhos devem fazer o curso de preparação para o batismo. Se os pais, padrinhos e/ou testemunhas residirem em outra paróquia, eles poderão fazer o curso na paróquia mais próxima de onde residem, ou em qualquer outra paróquia.

A madrinha segura a criança, e o padrinho, com vela branca na mão (às vezes a madrinha segura a mão do nenê em torno da vela), "fazendo o papel de padre", pergunta para o nenê se quer ser batizado. Se a criança é grande, responde ela mesma, mas em geral é a madrinha que responde.

Já os padrinhos de consagração terão como atitude a oração e intercessão, sem esquecer também da responsabilidade de estar junto com a criança. “Quanto mais gente ajudar na educação religiosa da criança, melhor”, completa o padre.

  • Padrinhos de Batismo. De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. ...
  • Padrinhos de Crisma. O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. ...
  • Padrinhos de Casamento.

Se você optar por uma calça jeans o melhor é que tenha cor escura ou pode ser de outros tecidos mais sociais. Ou seja, não tem para onde correr, nunca use moletom, calças de academia ou tactel em um batizado. Esse tipo de visual não é nada combinante para esse estilo de evento.

Cores. A igreja católica dita que a roupa do bebê — o mandrião, nesse caso — deve ser de cor branca.

O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos, os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja.