O que é presteza no atendimento?

Perguntado por: egois7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Empatia/presteza: grau de cuidado, cortesia, e atenção pessoal dispensado aos clientes. Receptividade: disposição e prontidão em auxiliar os clientes.

As oito dimensões são performance, características, Confiabilidade, Conformidade, Durabilidade, Serviço, Estética, Qualidade percebida.

Importância do contrato de prestação de serviços
O contrato de prestação de serviços é um instrumento essencial para formalizar as responsabilidades que uma empresa tem em relação ao cliente, além de servir para estabelecer direitos e obrigações dos contratantes.

Observância dos critérios avaliativos
A avaliação de processos se baseia em quatro pilares: planejar, realizar, verificar e aprender.

São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.

Assim, Garvin (2002) define que um serviço é desdobrado em sete dimensões: características/especificações, desempenho, conformidade, confiabilidade, durabilidade, imagem e atendimento ao cliente.

Quais são os 5 pilares do atendimento ao cliente?

  • Coloque-se no lugar do consumidor;
  • Comprometa-se com seu cliente;
  • Atenda as necessidades do cliente;
  • Mantenha seus prazos organizados;
  • Supere as expectativas.

Segundo Garvin (2002) “existem cinco abordagens principais para a definição da qualidade: a transcendental, baseada no produto, baseada no usuário, a baseada na produção e a baseada no valor”.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

O que é prestação de serviço? A prestação de serviço se define como qualquer atividade econômica que supre as demandas do mercado sem abranger uma mercadoria. O próprio termo serviço significa servir uma demanda humana através de atividade em específico.

Exemplos de empresas prestadoras de serviços:

  • Marketing digital.
  • Conserto de computadores.
  • Reparos de eletrodomésticos.
  • Contabilidade.
  • Assessoria de imprensa.
  • Banho e tosa.
  • Limpeza e dedetização.

Como fazer uma declaração de serviços prestados
O seu modelo pode atender às suas necessidades e ser produzido de acordo com sua área de atuação. Ou seja, não há uma declaração fixa ou oficial. Ela varia de acordo com cada preenchimento. Vale lembrar que todo o texto deve ser escrito e preenchido em terceira pessoa.

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

De todo modo, pode-se definir excelência no atendimento como o ato de garantir a satisfação do consumidor em relação ao motivo do contato, trabalhando um relacionamento confiável, transparente e eficiente, que encanta o cliente e faz com que ele se sinta valorizado, mesmo que esteja fazendo uma crítica ou reclamação.

Entenda seu cliente: Escute ele e conheça as suas necessidades, para oferecer o melhor atendimento e serviço. Sinta prazer em servir: Prestação de boas soluções com sorriso no rosto sempre agrada o cliente. Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia! Mantenha a comunicação S.C.O.T.

A medida de Qualidade, tanto do Produto como do Processo, requer a coleta e análise das informações, geralmente expressas em termos de medidas e métricas. As medidas são efetuadas principalmente para ter o controle de um projeto e, portanto, ser capaz de gerenciá-lo.

Quais os pilares da gestão da qualidade?

  • foco no consumidor;
  • liderança;
  • gerenciamento de relacionamentos;
  • melhoria contínua;
  • envolvimento da equipe;
  • gerenciamento de processos;
  • abordagem sistêmica;
  • relacionamento positivo.

Temos vivenciado cada vez mais nas empresas de diversos seguimentos que o segredo do sucesso está na melhoria contínua do tripé: liderança, método e conhecimento técnico, chamamos isso de identidade da gestão, e pode se aplicar a qualquer tipo de negócio independente do seu grau de maturidade.

A seguir, confira quais são eles e o que cada um contempla:

  • Princípio 1: Foco no cliente.
  • Princípio 2: Liderança.
  • Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
  • Princípio 4: Abordagem de processo.
  • Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
  • Princípio 6: Melhoria contínua.
  • Princípio 7: Gestão de Relacionamento.