O que é processo em epígrafe?
Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior do documento.
Para que serve a epígrafe?
A epígrafe é um pequeno texto, escrito em prosa ou em verso, em que são colocadas citações ou pensamentos que fazem sentido para o trabalho. Trata-se de um elemento opcional nos trabalhos acadêmicos. Entretanto, é um componente interessante para inserir o leitor no contexto do trabalho logo no início do texto.
Como utilizar epígrafe?
- A autoria deve constar logo abaixo da citação (não é necessário incluir a referência, só o autor já é suficiente); - A epígrafe pode ser utilizada também logo no início de cada capítulo e em artigos, com recuo de aproximadamente 6 cm, alinhada à direita e com 2 cm de espaço do primeiro parágrafo.
Onde fica a epígrafe?
A epígrafe é uma frase curta que fica no início de um TCC ou de um trabalho acadêmico. Ela confere formalidade, estilo e deve estar relacionada com o tema do trabalho. Por isso, é muito importante escolher bem a epígrafe para que ela não seja simplesmente uma frase solta.
O que acontece depois do mandado de citação?
Feita a citação com hora certa, o escrivão ou chefe de secretaria enviará ao réu, executado ou interessado, no prazo de 10 (dez) dias, contado da data da juntada do mandado aos autos, carta, telegrama ou correspondência eletrônica, dando-lhe de tudo ciência.
Quais são os autos de um processo?
Autos: são os documentos que compõem o processo: pedido do autor, documentos, resposta do réu, provas, despachos e decisões.
Como se escreve epígrafe?
Epígrafe é uma palavra de origem grega que significa “escrever acima de”.
O que significa Recebidos os autos para conclusão?
Indica que a unidade recebeu o processo, que estava em outro órgão ou setor: outro tribunal, Ministério Público, setor de distribuição, setor de contadoria ou, ainda, em posse de um advogado.
O que é a epígrafe de uma lei?
EPÍGRAFE. É a parte do preâmbulo que contém a declaração do nome da autoridade, do cargo em que se acha investida e da atribuição constitucional ou legal em que se funda para promulgar o ato.
O que deve conter na epígrafe?
Epígrafe é uma frase curta em forma de citação (geralmente de outro autor) que deve ser inserida no início de um livro, monografia e demais trabalhos no campo acadêmico. O objetivo da epígrafe é referir-se ao tema abordado, dando um sentido, motivação ou ideia quanto à realização da obra.
Pode ter mais de uma epígrafe?
Definição de Epígrafe
É importante que, caso o autor queira colocar mais de um epígrafe, um padrão de formatação seja mantido em todos eles, para evitar qualquer tipo de confusão.
O que é uma citação exemplo?
Citação de citação é uma “Citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original” (ABNT, 2002b, p. 1). Nas citações de citações a chamada pode ser tanto direta como indireta. Exemplos: Citação de citação direta Para Glover, Ronning e Reynolds (apud EYSENCK, 1999, p.
É uma citação?
Citação é o ato de referir-se a algum texto. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um determinado autor, que deve sempre ser identificado. Quando não se conhece a autoria, é normalmente inserida na citação a expressão "autor desconhecido".
O que acontece quando o réu se recusa a receber a citação?
Oficial de Justiça que ela é representante legal da empresa. Neste caso, diante da recusa injustificada de receber a carta AR de citação, tem-se por cumprido o ato. Demais disso, é majoritária a orientação jurisprudencial acerca da dispensa da comprovação dos poderes da pessoa recebedora da carta citatória.
O que acontece se o réu não receber a citação?
Se o réu está se recusando a receber a citação (por exemplo, se o réu sai de casa todas as vezes que o oficial de justiça aparece para citá-lo), o réu pode ser citado com hora marcada, que basicamente significa que o oficial de justiça vai dizer que ele voltará tal dia a tal hora e que o réu deve estar lá, e que ainda ...
O que acontece se o réu não for encontrado?
Quando de fato o réu não é encontrado, expede-se a citação por edital. O não comparecimento não deve presumir a fuga do réu.