O que é puma selvagem?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Um puma, ou Puma concolor, é um tipo de gato selvagem que já viveu nas Américas. Ele tem vários nomes regionais comuns, incluindo puma e leão da montanha, e é considerado o maior dos pequenos gatos.

A onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo da América.

Essa espécie ocorre apenas nas Américas, sendo encontrada originalmente desde o sul do Canadá até o extremo sul do continente sul-americano, com exceção apenas do complexo das Ilhas Caribenhas e algumas regiões do Chile. No Brasil, está presente em todos os biomas.

onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino das Américas e o mais forte do mundo.

Por ser um animal silvestre e de espécie ameaçada de extinção, o puma só poderia ser mantido com autorização do Ibama.

O puma da Patagônia é uma espécie que causa muito interesse entre os turistas que visitam Torres del Paine. Não é fácil vê-lo, apesar de ser considerado o maior felino do Chile, pois suas habilidades de camuflagem são excepcionais e, fiel a seu caráter solitário, ele prefere se manter afastado das pessoas curiosas.

Alguns grandes felinos são negros pela mesma razão que, em qualquer espécie, incluindo humanos, temos diferentes variações na cor da pele. Existem aspectos relacionados à melanina nos grandes felinos. A coisa interessante é que nem todas as espécies podem ser pretas. Nós não conhecemos nenhum puma negro.

Tecnicamente "pantera" seria restrito aos grandes felinos do gênero Panthera, que são onças, leopardos, leões, tigres. O puma é classificado como seu gênero próprio, Puma, mas os nomes populares são vastos, incluindo leão-da-montanha e onça-parda, nomes de felinos do gênero Panthera.

O Leão-marinho-do-sul é predominante nas colônias do Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos na cidade de Torres e no Molhe Leste em São José do Norte (ambas cidades do litoral gaúcho). Sua dieta é baseada em peixes, crustáceos, polvos e lulas.

Sejam eles caça ou caçador, conheça aqui alguns dos animais mais rápidos do mundo.

  • O mais rápido de todos — Falcão-peregrino.
  • O terrestre mais rápido — Guepardo.
  • O mamífero mais rápido — Morceguinho-das-casas.
  • O aquático mais rápido — Peixe-vela.
  • O invertebrado mais rápido — Mutuca.
  • A cobra mais rápida — Cascavel-chifruda.

O puma ocorria originalmente desde o norte da Colúmbia Britânica, no Canadá, até o sul da Argentina. Foi registrada a existência de pumas desde o nível do mar até 4000 metros de altitude, e de áreas desertas até florestas tropicais da América do Sul.

Mas, apesar de muito sanguinário, o puma pode ser domesticado. Em algumas fazendas argentinas, há pumas que desempenham a função de cão pastor, convivendo sem nenhuma hostilidade com os carneiros.

O puma está listado no grupo de animais ameaçados de extinção desde 1973. Considera-se que a subespécie tenha sido extinta em 1930 e que os registros posteriores eram na verdade de outras subespécies, e não do puma oriental.

A onça-pintada (Panthera onca), a onça-parda (Puma concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis) são os maiores felinos brasileiros.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) tem como símbolo a onça pintada, que é o felino mais temido da fauna brasileira e representa a força dos Guerreiros de Selva. No local, há um zoológico que abriga algumas espécies desse felino no país.