O que é QLED 4K?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

QLED (Quantum Dot Light-Emitting Diode) é uma tecnologia que combina pontos quânticos (QDs) com tela LCD e um backlight de diodos emissores de luz. Sua aplicação em TVs, como as da linha Samsung QLED, permite a exibição de imagens com cores vibrantes e mais precisas.

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

Os painéis QLED da Samsung se destacam pelo uso dos pontos quânticos, micro partículas que reagem ao estímulo da luz de um LED de tonalidade azul, portanto mais intenso que o convencional, e sem a influência de adicionais camadas e filtros tradicionalmente usados nas TVs de LCD.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Samsung é a rainha do QLED, especialmente aqui no Brasil, onde tem concorrência quase nula. TCL e Philco são outras que também apostam nesta tecnologia, mas estão com produtos escassos em nosso mercado.

TVs LCD fornecem uma boa imagem, mas quando comparados lado a lado, em geral, uma TV LED terá melhores níveis de preto e contrastes. A precisão de cor também será melhor em uma TV LED do que em uma televisão LCD.

Melhores TVs 4k de 2023

  • Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q80AAGXZD.
  • Smart TV LED 50" Philips 4K HDR 50PUG7406/78.
  • Smart TV LED 55" LG ThinQ AI 4K HDR 55UP751C.
  • Smart TV LED 43" Samsung Crystal 4K HDR UN43AU7700GXZD.
  • Smart TV LED 50" Samsung Crystal 4K HDR UN50AU7700GXZD.
  • Smart TV QLED 55" TCL 4K HDR 55C715.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.

A Neo QLED 8K QN900B é o primeiro modelo recomendado pela Samsung. Esse aparelho se destaca por contar com um design moderno e espessura de apenas 1,5 cm sendo ideal para compor o visual de qualquer ambiente.

NanoCell vs QLED
Desse modo, as telas QLED tendem a apresentar ângulo de visão menor do que uma TV NanoCell. A Samsung usa o termo QLED para se referir a telas que contam com uma camada de pontos quânticos sobre o LCD. Já o NanoCell é uma marca da LG para displays que usam um filtro de cores formado por nanopartículas.

Samsung anunciou a nova The Terrace, primeira TV 4K da marca voltada para ambientes externos. O produto traz tela QLED e certificação IP55 para resistência a água e poeira, além de objetos sólidos.

As TVs UHD são mais simples e, por isso, são indicadas para quem tem um uso mais básico da televisão, buscando apenas uma boa qualidade de imagem, mas sem precisar de muitos recursos. Já a Crystal UHD traz cores mais vivas e com mais contraste, além de Upscalling - a tecnologia que aproxima resoluções inferiores do 4K.

Gente, a Crystal UHD é a nova Smart TV da Samsung com resolução 4K! Essa TV tem um processador que melhora a qualidade da imagem e diminui o contraste pra cenas muito nítidas, além de assistente virtual pra ajudar na escolha dos filmes.

Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção. Mas se o cliente deseja mais recursos de som, telas com bom contraste e suporte ao Dolby Vision, um aparelho da LG é uma boa escolha.