O que é regular ou irregular?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical. Verbo irregular é aquele que, em sua conjugação, apresenta alteração no radical ou na desinência verbal.

Verbos regulares são todos os verbos que ao serem conjugados, não sofrem alterações em seu radical.

O Verbo Ser sofre alterações profundas no seu radical, por isso, ele é classificado como verbo irregular anômalo.

Lista de Verbos Irregulares
Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear. Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber. Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

O verbo ir é um verbo extremamente irregular que apresenta alterações tanto no radical como nas terminações, quando conjugado. Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia.

Como usar os irregular verbs? Usamos os irregular verbs para formar alguns tempos verbais. Entende-se que os verbos assumem diferentes formas na língua. Assim, dizemos que alguns são irregulares quando a forma base, ao passar-se para o passado simples ou particípio passado, não termina em -ed.

Por sofrerem tais mutações vocálicas no radical, esses verbos, ou, melhor, os pertencentes à 3. ª conjugação, vêm de regra incluídos no elenco dos VERBOS IRREGULARES.

Os verbos regulares são aqueles que ao serem conjugados não sofrem modificações em seu radical. Exemplo: O verbo cantar (radical: cant-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: cantei, cantassem, cantariam.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei.

É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

- Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Exemplo: verbo ouvir.

Os verbos irregulares no passado em inglês usados com mais frequência são say, make, go, be, see, come, know, give, get, think, show, feel, write, tell e speak.

Lista completa com todos os 315 verbos irregulares da língua portuguesa.

Os regular verbs são formados pelo sufixo -s, salvo alguns casos: I work – she works. Eu trabalho – ela trabalha.

Eles são verbos regulares porque o radical de cada um deles se mantém em todas as formas do paradigma, além de suas terminações seguirem o modelo da conjugação a que pertencem.