O que é relação de pertinência?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A relação de pertinência mostra se um elemento está dentro ou não de um conjunto, ou seja, se ele pertence ou não pertence a um conjunto.

Os subconjuntos também são conjuntos, entretanto, caracterizam-se por estar totalmente incluídos em outro conjunto qualquer. Em razão disso, a relação entre um conjunto e os seus subconjuntos é conhecida como relação de inclusão.

Do ponto de vista da instituição educativa, além do envolvimento com as questões concretas e prementes, pertinência é a prática dum compromisso que visa cumprir um projeto ético-político da sociedade, de acordo com as finalidades essenciais traçadas pela instituição e segundo suas possibilidades e competências.

Quando acontece uma relação de inclusão, ou seja, o conjunto A está contido no conjunto B, podemos dizemos que A é subconjunto de B. O subconjunto continua sendo um conjunto, e um conjunto pode ter vários subconjuntos, construídos a partir dos elementos pertencentes a ele.

pertinência | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1 conveniência, aceitabilidade, acerto, adaptação, adequação, apropriação, autenticidade, conformidade, coerência, fundamento, importância, interesse, justificabilidade, legitimidade, lógica, nexo, razoabilidade, relevância, sentido, significado, significância.

Uma forma simples de calcular a quantidade de subconjuntos sem haver a necessidade de enumerá-los dessa forma é fazer: Resposta: Portanto, a quantidade de subconjuntos do conjunto A é 32.

A escola que pretende ser inclusiva deve se planejar para gradativamente implementar as adequações necessárias, para garantir o acesso de alunos com necessidades educacionais especiais à aprendizagem e ao conhecimento.

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.

A inclusão é diferente no sentido de reconhecer e valorizar a diversidade como um direito humano. Ou seja, um modelo de escola inclusiva abre as portas para todos, sem discriminação, e a partir da necessidade de cada indivíduo, busca soluções para proporcionar o melhor ensino e experiência de aprendizagem.

Que se adequa ao propósito para o qual se destina; apropriado: seus comentários eram sempre pertinentes.

Na matemática, relação transitiva é a que se estabelece entre três elementos de um mesmo conjunto de tal forma que se o primeiro tem relação com o segundo e este tem relação com um terceiro, então o primeiro elemento tem relação com o terceiro.

Alguns exemplos são:

  • As cotas em universidades e concursos públicos.
  • Adaptação para deficientes físicos, visuais e auditivos do espaço público e da educação.
  • Programas de assistência social à população de rua ou vulnerável.
  • Programas de profissionalização de jovens de baixa renda.
  • Leis de proteção a minorias.

A alternativa que representa uma relação de inclusão é a letra a, visto que o conjunto A contém o conjunto B, ou seja, o Conjunto B está contido em A. Logo, para apresentar relação de inclusão tem que conter ou estar contido.

Continuar lendo O que é a pertinência?