O que é resenha e sinopse?
Já vimos que as sinopses cumprem a função de apresentar, de forma panorâmica, uma obra de arte a um possível apreciador. A resenha, por sua vez, além de apresentar a obra, também fornece ao leitor uma avaliação, uma opinião, por parte de alguém que a analisou em sua totalidade.
O que é resenha e exemplo?
Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.
O que é sinopse da resenha?
A sinopse é um texto essencialmente expositivo que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural (livro, filme, espetáculo musical ou teatral, etc.), geralmente com a intenção de antecipar ao leitor as principais informações sobre a obra.
Como se faz uma resenha?
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
- Identifique e apresente a obra analisada.
- Faça um panorama inicial.
- Descreva a estrutura da obra.
- Discorra sobre conteúdo.
- Faça sua análise crítica.
- Identifique o público-alvo e faça recomendações.
- Discorra um pouco sobre o autor.
Como é feita uma resenha?
Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.
Quantas linhas tem que ter uma resenha?
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.
O que têm em uma resenha?
Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.
Que palavras usar para iniciar uma resenha?
Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.
Como fazer uma resenha simples e fácil?
5 passos para fazer uma resenha
- Identifique-se. O primeiro passo é se identificar. ...
- Apresente o texto-objeto da resenha. Em seguida, você deve apresentar o texto sobre o qual você vai fazer a resenha. ...
- Descrição do conteúdo. ...
- Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica. ...
- Conclusão.
Como fazer a conclusão de uma resenha?
Como fazer uma conclusão em 6 passos
- Seja breve e vá direto ao ponto. ...
- Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
- Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
- Ressalte a ideia principal. ...
- Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
- Evite clichês.
Como encerrar uma resenha crítica?
A melhor maneira de concluir uma resenha crítica é emitindo sua opinião objetivamente sobre a obra. Diga o que achou dela em poucas palavras, uma vez que os argumentos para o seu ponto de vista já foram transmitidos no decorrer do texto. Na conclusão, o autor deverá somente informar o que achou em poucas palavras.
Qual é o objetivo de uma resenha crítica?
A resenha crítica é um texto proveniente do universo jornalístico que tem como principal característica a apresentação e análise crítica de uma obra. Ela tem como finalidade persuadir o leitor a consumir ou não aquele produto cultural, e, para isso, faz uso de argumentos e informações para defender seu ponto de vista.
O que deve constar em uma resenha?
Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.
O que não pode faltar em uma resenha?
No resumo deve constar também a estrutura da obra. Se for um livro, o autor pode dizer quantos capítulos tem, como são divididos, quais são, qual o mais importante e assim por diante. Caso seja uma obra cinematográfica, deve-se especificar o tipo do filme – animação, drama, suspense, terror, comédia, documentário etc.
Qual a ordem de uma resenha?
Como dito antes, a estrutura é flexível, então você pode seguir exatamente a sequência do quadro, ou alterar para: resumo > contexto > opinião; pode não criar o olho; pode não contextualizar; pode não apresentar a ficha técnica; porém é imprescindível apresentar o resumo e o seu ponto de vista, isso é a essência da ...
Como fazer uma resenha de um livro?
Como fazer uma resenha em 7 passos
- Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
- Faça um panorama inicial. ...
- Descreva a estrutura da obra. ...
- Discorra sobre conteúdo. ...
- Faça sua análise crítica. ...
- Identifique o público-alvo e faça recomendações. ...
- Discorra um pouco sobre o autor.
O que é uma resenha 5º ano?
Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita.
O que significa resenha para os jovens?
"Tirar uma resenha" ou "tá fazendo uma resenha da minha cara"' é algo como "tirar um sarro". Tem ainda o "bater uma resenha", que significa "bater um papo". "A palavra 'resenha' com o significado de conversa já é usada entre os jogadores de futebol.
Como é feita a introdução?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.
Como começar a introdução de uma resenha?
Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.
Qual frase iniciar uma conclusão?
Frases-modelo para iniciar a conclusão
- Em virtude dos fatos mencionados.
- Levando-se em consideração esses aspectos.
- Em vista dos argumentos apresentados.
- Dado o exposto.
- Tendo em vista os aspectos observados.
- Em virtude do que foi mencionado.
- Por todos esses aspectos.
- Pela observação dos aspectos analisados.