O que é retrogradação e Sinerese?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A retrogradação é um fenômeno decorrente da reaproximação das moléculas de amido pela redução de temperatura durante o resfriamento do gel, ocorrendo formação de pontes de hidrogênio intermoleculares e liberação de água existente entre as moléculas (sinérese).

Com a modificação ácida do amido, a viscosidade, o poder de inchamento, a tendência à retrogradação e o tamanho dos grânulos são reduzidos, enquanto que a temperatura de gelatinização, a solubilidade e o teor de cristalinidade são aumentados em comparação aos amidos nativos.

MODIFICAÇÃO E APLICAÇÃO EM ALIMENTOS
De forma mais detalhada, nos alimentos o amido apresenta a capacidade de modificar características como adesividade, espessamento, vitrificação, estabilidade de emulsão, turvação, estabilidade de espuma, retenção de umidade, polvilhamento, expansão, crocância e gelificação (5).

A gelatinização é a operação unitária que conduz a "soldagem" dos grãos de arroz que estariam propícios a quebra durante a operação de beneficiamento (no momento da retirada da casca e do farelo durante o processamento do arroz polido tradicional).

A retrogradação é um fenômeno decorrente da reaproximação das moléculas de amido pela redução de temperatura durante o resfriamento do gel, ocorrendo formação de pontes de hidrogênio intermoleculares e liberação de água existente entre as moléculas (sinérese).

A liberação da fase líquida das geleias, conhecida como sinérese, é um dos principais problemas que ocorre durante o armazenamento do produto, que contribui para depreciar sua aparência (Figura 1).

Uma vez que o grânulo de amido é aquecido em excesso de água, causa uma transição irreversível denominada gelatinização. O inchamento dos grânulos e a solubilização da amilose e amilopectina induzem a gradual perda da integridade granular com a geração de uma pasta viscosa.

RETROGRADAÇÃO E SINÉRESE
Este processo permite a entrada de água que promove a gelatinização do amido (Figura 9). Durante o processo de gelati- nização o grânulo intumesce e a viscosidade aumenta.

Carboidratos redutores são aqueles capazes de reduzir íons metálicos – como a prata e o cobre - em reações nas quais o açúcar se oxida formando ácidos carboxílicos. Grupo carbonila (cadeia aberta) ou hidroxila (cadeia cíclica).

A banana verde é rica em amido resistente, um carboidrato que é pouco digerido no intestino delgado e atua como fibra insolúvel, sendo considerado um alimento prebiótico.

O mercado conhece três tipos de amidos: o resistente, o modificado e o pré-gelificado.

Dessa maneira, o amido modificado de milho é um bom espessante, emulsificante e estabilizante, cujas propriedades são muito utilizadas na fabricação de muitos produtos para melhoria de consistência, aparência e textura. Além de ser bastante resistente à variação de temperatura.

Ainda na boca, há uma associação de duas atividades na quebra do amido. Quais são elas? Mastigação e saliva.

Gelatinização – hidrólise do amido quando submetido ao aquecimento prolongado: torna o amido mais solúvel e melhora sua digestibilidade. Dextrinização – hidrólise do amido durante o aquecimento prolongado: ocorre um rompimento gradativo das membranas que envolvem o grão de amido.

Continuar lendo