O que é RPG na psicologia?

Perguntado por: egois5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Há psicólogos americanos que já viram o valor do RPG (Role Playing Game) e o utilizam como uma ferramenta para desenvolver a socialização dos envolvidos. E isto inclui aprender a lidar com os outros, encontrar sua voz própria e aprender a se colocar.

RPG é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Jogo de Interpretação de Papéis” ou “Jogo de Interpretação de Personagens”. Nele um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro de improviso.

Um dos objetivos do jogo RPG é fazer com que o jogador enfrente a situação como sua personagem o faria. O RPG pode proporcionar ao jogador fazer o papel, por exemplo, de um samurai, um padre, um gerente de uma organização ou qualquer outra pessoa.

A RPG utiliza posturas estáticas com o objetivo de atuar no conjunto das cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, e os dinâmicos contraídos. Em cada sessão são trabalhadas no máximo 3 posturas.

A Reeducação Postural Global (RPG) para dor na coluna é uma técnica que visa ao tratamento por meio da correção postural, com exercícios específicos que fortalecem a coluna do paciente, auxiliando em sua recuperação, seja por alterações posturais ou outras patologias que acometem a coluna ou o sistema ...

A técnica une três conceitos: individualidade (cada pessoa sente e reage de maneira diferente), causalidade (o fisioterapeuta não se limita a acabar com a dor, mas busca sua causa) e globalidade (trata a maior parte do corpo envolvida na doença).

Pode até parecer ficção, mas o mal é real, pois os jogadores representam personagens e transferem a violência do jogo para a vida real, tendo contato com práticas ocultistas. Existem até casos de adolescentes que planejavam o suicídio, pensando que seriam transportados para a mesma dimensão dos personagens do jogo.

Cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora ou mais. Durante a sessão, o paciente permanece em posturas específicas e predeterminadas durante o período de 12 a 20 minutos. As posturas são indicadas de acordo com o problema apresentado pelo paciente e vão gradualmente evoluindo para movimentos lentos e progressivos.

7 tipos de RPG que todo jogador deveria conhecer

  • RPG de mesa é um dos tipos de RPG.
  • RPGs de jogador único.
  • RPGs multiplayer online massivos (MMORPGs)
  • RPGs de ação.
  • RPGs sandbox.
  • RPGs táticos.
  • Roguelike RPGs.
  • Conclusão de tipos de RPG.

O ideal é você ter um plot, pontos onde você quer que a história passe de alguma forma, para assim manter a estrutura narrativa de Introdução, Conflito, Desenvolvimento, Climax e Desfecho. E a partir daí você prepara cada sessão de jogo, baseado nas decisões da sessão anterior.

As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo. É muito raro que jogadores se reúnam para jogar RPG de forma competitiva, uma vez que se trata de um jogo predominantemente colaborativo, no qual os jogadores só conseguirão vencer se trabalharem em conjunto.

Esse gênero de jogo foi um catalisador para a leitura e a escrita, além de exercitar a criatividade e abrir portas para diversos outros conhecimentos das ciências humanas, exatas e biológicas.

O RPG como ferramenta pedagógica foi eficaz ao proporcionar aos alunos a possibilidade de confrontar seu conhecimento prévio através de uma narrativa interativa na qual o aluno pode, mesmo que de forma fictícia, através do jogo dar sentido ao passado.

R$104,00

Segundo orientação e recomendação do Conselho Federal uma sessão de RPG atualmente está no valor de no mínimo de R$104,00 por sessão.

Exercícios/posturas de RPG

  • Rã no chão com braços abertos;
  • Rã no chão com braços fechados;
  • Rã no ar com braços abertos;
  • Rã no ar com braços fechados;
  • Em pé contra a parede;
  • Em pé no centro;
  • Sentado com inclinação anterior;
  • Em pé com inclinação anterior;

O tratamento de RPG é indicado não só para as pessoas que apresentam desvios posturais, mas também para problemas como dor, desconforto que afete a capacidade de se mover ou permanecer em uma mesma posição por um período de tempo. Se você apresenta qualquer uma dessas condições, procure um ortopedista.

Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão, tendo incidência de sucesso em quase 100% dos casos atendidos.