O que é sensação Exteroceptiva?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

A exterocepção é onde os estímulos são recebidos pelos receptores externos do indivíduo, ou seja, os órgãos dos sentidos. São sensações em nível tátil, auditivo, gustativo, olfativo ou visual.

O Sistema Proprioceptivo está interligado com o neurológico, uma vez que recebe estímulos e informações que se relacionam com vários sensores espalhados pelo corpo. Esses sensores estão na pele, sola dos pés, nos músculos e articulações, além das mucosas, língua, visão e sistema vestibular.

Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.

Existe uma rede de sensores proprioceptivos, localizados nos músculos, tendões e articulações. Desse modo, a propriocepção ocorre pois essas células enviam informações ao Sistema Nervoso Central, que faz o trabalho de manter a postura correta, parado ou em movimento.

Os exercícios de propriocepção ajudam na recuperação de lesões porque “obrigam” o corpo a adaptar-se à lesão, evitando que se esforce o local afectado durante as atividades diárias, como correr, caminhar ou subir escadas, por exemplo.

A acuidade proprioceptiva foi avaliada pelo teste de senso de posição articular. Para realizar a avaliação, duas variações angulares foram previamente definidas: 30° e 45° de flexão. Em sequência, uma dessas posições angulares foi demonstrada ao atleta em movimento passivo.

O procedimento permite a análise de 3 bases neurofisiológicas que possibilitam o equilíbrio: sistema vestibular, sistema visual e sistema proprioceptivo. De forma simplificada, podemos dizer que o sistema vestibular foca na orientação da cabeça em relação ao ambiente em redor.

Propriocepção, ou Sistema Proprioceptivo, é a informação sensorial recebida nos nossos músculos, tendões, ligamentos e articulações e que promove, sobretudo, noções da postura do corpo no espaço e consciência corporal. “Onde estamos no estamos” e “este é o meu corpo”, são sensações que a Propriocepção produz.

Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.

As informações proprioceptivas são oriundas dos receptores musculares e tendíneos, denominados fuso muscular e órgão ten- dinoso de Golgi, e receptores localizados nos ligamentos, cápsula articular, meniscos e tecidos cutâneos.

Transtornos cognitivos caracterizados pela dificuldade em perceber a natureza dos objetos através do uso dos órgãos sensoriais. Isso incluem síndromes de omissão espacial nas quais a pessoa não responde aos estímulos visuais, auditivos ou sensoriais.

É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais. Esta importante habilidade cognitiva é essencial para a vida cotidiana porque permite compreender o ambiente.

Percepção “é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta”. O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores.

A palavra “equilíbrio” resume a conduta ideal para o ganho de qualidade de vida. Nesse processo, a autopercepção da posição estática e dinâmica do corpo – conhecida como propriocepção – previne lesões e protege articulações.

Alterações no mecanismo de propriocepção são indicadas como causa ou efeito da HA, uma vez que uma alteração na acuidade proprioceptiva propicia a adoção de posturas biomecanicamente inadequadas e favorece microtraumas articulares, além dos ligamentos frouxos produzirem baixa regulação aferente aos receptores de ...