O que é ser comunista hoje?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O comunismo inclui uma variedade de escolas de pensamento que incluem o marxismo e o anarcocomunismo, assim como as ideologias políticas agrupadas em torno de ambos, todas as quais compartilham a análise de que a ordem atual da sociedade deriva do capitalismo, seu sistema econômico e seu modo de produção.

Partidos comunistas em países oficialmente comunistas

  • China - Partido Comunista da China.
  • Coreia do Norte - Partido dos Trabalhadores da Coreia.
  • Cuba - Partido Comunista de Cuba.
  • Laos - Partido Popular Revolucionário do Laos.
  • Vietname - Partido Comunista do Vietnã

Em 1965, dada a conjuntura da Guerra Fria, principalmente devido à ameaça constante de uma segunda invasão por parte dos Estados Unidos, o Partido Unido da Revolução Socialista Cubana tomou a decisão política de se ligar ao Bloco Soviético e sofreu fortes mudanças, sendo rebatizado como Partido Comunista de Cuba.

O Partido Comunista da Venezuela, mais conhecido como PCV, é um partido político venezuelano fundado em 5 de março de 1931, sendo atualmente a agremiação partidária mais longeva do sistema político venezuelano.

Atualmente, há cinco partidos que se denominam com ideologias comunistas no Brasil: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e sua ala juvenil União da Juventude Comunista (UJC), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o Partido da Causa Operária (PCO) e a Unidade ...

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

Adicionalmente, os comunistas escravizaram a população de nações inteiras, como Rússia, Vietnã, China, Leste Europeu, Coréia do Norte, Cuba e boa parte da Ásia Central. Eles arruinaram as vidas de mais de um bilhão de pessoas.

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica baseada na abolição da propriedade privada e das classes sociais. Já o capitalismo refere-se a um sistema sócio-econômico fundamentado no direito à propriedade privada dos meios de produção e no livre comércio de bens e produtos.

Os países que contemporaneamente são denominados comunistas: Cuba; China; Coreia do Norte; Laos; Vietnã; Simbologia comunista.

O PCC tem actualmente 90,59 milhões de membros, tornando-o o segundo maior partido político do mundo depois do partido indiano Bharatiya Janata.

Como começou o comunismo na Venezuela? Formação. Surgiu por iniciativa de Hugo Chávez, (inspirado no castrismo/guevarismo e gramscismo) e, após sua vitória nas eleições para presidência da Venezuela de 2006, com a finalidade de unir todos os partidos que apoiavam a Revolução Bolivariana. …

Visão | Mais de 72% dos cubanos vive abaixo do limiar da pobreza.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo guerrilheiro revolucionário Fidel Castro.

Formação. Surgiu por iniciativa de Hugo Chávez, inspirado no castrismo, guevarismo e gramscismo e, após sua vitória na eleição presidencial de 2006, com a finalidade de unir todos os partidos que apoiavam a chamada Revolução Bolivariana.

Revolução Bolivariana
Meses depois, uma Assembleia Constituinte, com predominância chavista, foi eleita e redigiu uma nova constituição, por meio da qual o nome do país foi alterado para República Bolivariana da Venezuela, o mandato presidencial foi ampliado de cinco para seis anos e o Legislativo se tornou unicameral.

Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não o reconhecendo como o verdadeiro socialismo.

O socialismo foi abandonado em países como o Camboja, Etiópia, e Mongólia. O colapso do comunismo levou os especialistas a declarar o fim da Guerra Fria. Reformas na Europa Oriental, bem como na República Popular da China e no Vietnã, começaram a abraçar o capitalismo.