O que é ser contemporâneo?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. Contemporâneo designa quem ou o que partilha ou partilhou o mesmo tempo, o mesmo período.

A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).

Que é da mesma época que outro: 2 coexistente, coetâneo, coevo, contemporão, equevo. Exemplo: Você vai adorar este escritor.

Essa tendência é de dar espaço a viver a vida real, sem precisar divulgar nos meios sociais. A família, os amigos, os vizinhos agradecem. É uma volta à realidade. Desligar-se um pouco.

A sociedade contemporânea enquadra-se perfeitamente na concepção e regularização da moda, onde a efemeridade e busca pela novidade são imperativos para sua existência, sendo o sistema da moda a principal referência para a constituição da sociedade atual, caracterizada pelo hedonismo, fugacidade, transitoriedade e ...

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

As cinco principais características do mundo contemporâneo são: tecnologia, velocidade, desregulamentação, narcisismo e excesso.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é demonstrar o modo como três características da sociedade contemporânea - “modelo tecnológico”, “consumismo” e “narcisismo moderno” - articulam-se com a construção subjetiva de indivíduos entre 25 e 35 anos que optam por não se vincular amorosamente de maneira compromissada.

Teoria Política Contemporânea procura abordar, por meio de reflexão a respeito dos temas da pluralidade e do pluralismo, o diagnóstico de que a teoria política conta atualmente com multiplicidade de vocabulários e “fazeres”.

Que é do mesmo tempo, que vive na mesma época.

RESUMO. Uma das contribuições mais originais da teoria dos sistemas para a sociologia contemporânea é a ideia de que os indivíduos não são parte da sociedade, mas do ambiente. Se o indivíduo é entendido como corpo e consciência, não se pode conceber a sociedade como um conjunto de bilhões de corpos e consciências.

Etimologia (origem da palavra contemporâneo). A palavra contemporâneo deriva do latim "contemporaneus, a, um", que significa algo que é do mesmo tempo.

Brasil na Idade Contemporânea
Nosso país começou a Idade Contemporânea como uma colônia portuguesa, e, no final do século XVIII, não existia ainda um sentimento nacional forjado no território brasileiro.

Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo. Um dos sinônimos de atemporal é intemporal.

Guerras, terrorismo, fechamento de fronteiras, polarização de posicionamentos e projetos de sociedade têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.

Entre os assuntos presentes no livro estão: a questão agrária no Brasil, ciência e novas Tecnologias, conflitos socioambientais, consumo e cidadania, desigualdade e estratificação social, economia solidária, educação e sociedade, gerações e contemporaneidade, memória e sociedade, movimentos sociais, trabalho e ...

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade.

O estilo contemporâneo é marcado por explorar ambientes integrados com a ausência de paredes entre cozinha, sala de jantar e sala de estar. O conceito de espaço aberto é uma forma encontrada para deixar o ambiente maior, uma vez que com a ausência dessas paredes a sensação de amplitude é acentuada.

O que é design contemporâneo? O design contemporâneo é aquele que reflete as tendências atuais e, por isso, está em constante evolução. Ele se apropria de características do modernismo, do minimalismo e de outros estilos, sem ter uma referência única. É múltiplo e até ambíguo, de certa forma.

Quando o assunto são móveis, o estilo contemporâneo valoriza peças que sejam ao mesmo tempo simples e marcantes. É essencial que essa mobília seja clean e suave, em formatos geométricos. Nada de peças com formas diferentes e/ou cobertas de detalhes, como franjas e relevos, ou armários coloridos.