O que é ser flexível no ambiente de trabalho?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O que é flexibilidade no trabalho? Flexibilidade no trabalho é um acordo entre uma empresa e seus colaboradores. Os profissionais têm liberdade de escolher o horário e até o local em que vão desempenhar suas tarefas. Esse acordo envolve uma aposta no potencial do funcionário.

Conheça algumas dicas a seguir:

  1. Desenvolva a sua resiliência.
  2. Adote novas estratégias e ações.
  3. Busque e saiba receber feedbacks.
  4. Aprimore seus conhecimentos.
  5. Evite a postura defensiva.
  6. Realize seu trabalho de formas diferentes.
  7. Faça Coaching!

Satisfação dos colaboradores
Uma carga horária flexível, por exemplo, é uma grande possibilidade quando o profissional tem algum imprevisto e precisa resolver o problema com agilidade.

Em termos gerais, a flexibilidade está associada à capacidade de adaptação. Por exemplo: “Preciso de um funcionário com flexibilidade, que possa alternar entre o turno da manhã e o da noite”, “A minha filha anda numa universidade que exige alguma flexibilidade a nível de horários”.

Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações. Atualmente, principalmente em alguns setores profissionais, ter a capacidade de ser flexível é uma vantagem para os indivíduos que precisam desempenhar funções multifacetadas e diversificadas.

A flexibilidade cognitiva é uma habilidade socioemocional que permite que o indivíduo se adapte a novas situações, condições e desafios. Ou seja, está ligada ao quanto essa pessoa consegue se adaptar a novos ambientes, o quanto ela está disposta a aprender novos conteúdos, desenvolver outros talentos e competências.

Ser uma pessoa flexível certamente é importante para ter relações interpessoais saudáveis e sucesso no ambiente de trabalho. Mas os benefícios desta capacidade vão muito além. Ter flexibilidade nos permite como resultado ser mais leves, livres e felizes.

A importância da flexibilidade no trabalho
A flexibilidade na rotina e condições de trabalho permite ao colaborador mais autonomia para organizar as atividades. Além do aspecto profissional, nota-se uma melhora na saúde mental e bem-estar nas pessoas que levam a vida no trabalho de forma leve.

Ser um profissional flexível é estar aberto às mudanças e disposto a lidar com diferentes ferramentas, ideias, interações, etc. É também ter uma visão de futuro, entendendo que mais transformações estão por vir — e que se atualizar nesse sentido é a melhor maneira de crescer na carreira.

5 dicas para desenvolver adaptabilidade e flexibilidade no trabalho

  1. 1 – Enxergue as mudanças como oportunidades. ...
  2. 2 – Aposte na positividade. ...
  3. 3 – Aprenda com os seus erros. ...
  4. 4 – Saia da sua zona de conforto. ...
  5. 5 – Trabalhe a autoconfiança.

As organizações flexíveis usam seu desenho organizacional como vantagem competitiva. Seus execu- tivos, gerentes e funcionários mu- dam a forma da organização para se adequar ao ambiente. Elas se reconfiguram para se adaptar às mudanças do ambiente.

A flexibilidade é uma capacidade física, importante para a vida do ser humano, especialmente para as crianças, pois auxilia no desenvolvimento das atividades cotidianas, como pegar um objeto do chão e é importante para a prática de atividades, exercícios físicos e esportes.

Existem três principais formatos de trabalho flexível: o modelo fixo-variável, o variável e o livre.

1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza.