O que é ser professor de acordo com Paulo Freire?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

21) diz que “O professor é visto por Freire como alguém ao lado do aluno, um ser que também busca e também aprende; o aluno passa a ser sujeito das ações educativas e não mais objeto, ele ganha dignidade no processo educativo”.

Ser professor é ter a honra de ser lembrado, reconhecido pela inspiração e pela possibilidade de marcar a vida e o futuro das novas gerações. Sem dúvida, uma profissão que envolve amor e constante adaptação e que merece nosso respeito, admiração e valorização não só nesta data, mas todos os dias.

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

Ser professor é, antes de tudo, gostar de gente. É se importar com a história de vida das crianças e olhar verdadeiramente nos olhos de cada uma delas. Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes! Professores brilhantes ensinam para uma profissão.

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate.

Habilidades de um professor ou professora competente

  1. Pensamento crítico. É bom exercitar o seu pensamento crítico para que ele se torne natural em seu trabalho e acabe estimulando o raciocínio de estudantes através do seu exemplo. ...
  2. Liderança. ...
  3. Empatia. ...
  4. Criatividade. ...
  5. Comunicação. ...
  6. Uso da tecnologia. ...
  7. Mentalidade sistêmica.

Incentive sua autonomia, sua individualidade, seu bem estar e suas potencialidades. Professores inspiradores formam multiplicadores de seus conhecimentos, alunos engajados e com vontade de aprender, corajosos e sem medo de errar.

Conforme Vygotsky (1998), o papel do professor é o de ser um mediador apresentando-se como um importante parceiro no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, alguém que motiva o aluno para a construção de seu próprio aprendizado e de seu ser.

“Educar é um processo contínuo, e o mais gratificante em ser professor é ver a evolução do aluno, ver como cada um começa e como conclui aquela etapa de formação, além de ver a evolução do professor, que também cresce com o aluno”.

“Você é o(a) melhor professor(a) do mundo. Obrigado(a) por todo o carinho, paciência e atenção com nossos filhos.” “Agradecemos por você ser esse(a) professor(a) incrível, bondoso(a), atencioso(a), divertido(a) e muito competente. Parabéns pelo seu trabalho.”

Excelente curso, ótima didática, material excelente, professor com conhecimento e exemplos práticos para melhor entendimento do assunto.

Os quatro pilares, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser caracterizam-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Professor: É a pessoa que ensina ciência, arte, técnica e outros conhecimentos, profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais. Educador: É quem ensina a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.

Cabe ao professor individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.

Esse profissional é responsável por desenvolver estratégias pedagógicas que facilitem a aprendizagem dos estudantes, considerando suas necessidades e características individuais. O trabalho do pedagogo pode se dar em diferentes contextos, como em escolas, empresas, ONGs, hospitais, entre outros.