O que é ser uma pessoa auditiva?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

As pessoas auditivas são sedentas por informações, por dados. Dessa maneira, fale mais com ele, converse mais, enalteça as qualidades. Essa pessoa precisa ouvir você falar da parte técnica, das características, ela precisa saber de informações e benefícios do serviço ou produto.

Auditivo: os alunos auditivos preferem ouvir a ler coisas. Eles costumam repetir conteúdos em voz alta, com os olhos fechados e, para completar o exercício de memorização, preferem criar associações de palavras.

Como o nome indica, as pessoas do tipo visual têm nas imagens um grande elemento para fixação do aprendizado. Ter a sua frente gráficos, fórmulas, diagramas e textos facilita tudo para ela.

Inicialmente pode-se avaliar por meio de uma triagem escolar e avaliação simplificada do processamento auditivo, procedimentos esses de fácil aplicabilidade, onde é possível identificar facilmente as dificuldades encontradas na criança, podendo estas serem encaminhadas para uma avaliação mais detalhada e possível ...

Reconhecimento auditivo: identificar o som, classificando-o e nomeando o que ouviu, repetindo ou apontando o estímulo. Compreensão auditiva: entender os estímulos sonoros sem repetição.

O que é sensibilidade sonora? A hipersensibilidade auditiva ou sensibilidade sonora é o incômodo ao ouvir sons ambiente, que até mesmo em volume baixo, causam desconforto. A audição dessas pessoas que sofrem com essa sensibilidade sonora é normal, o único problema é a tolerância aos sons.

Portanto, falar muito alto ou gritar só faz sentido se o paciente apresentar outras causas para a perda auditiva, como por exemplo, excesso de cera no ouvido que pode obstruir a passagem do som.

O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

As habilidades auditivas seguem uma sequência de desenvolvimento padronizada que evolui desde o nascimento até os dois anos de idade. A hierarquia do desenvolvimento das habilidades auditivas é a seguinte: detecção, discriminação, localização, reconhecimento auditivo e compreensão auditiva.

Ao falar com uma pessoa surda, acene para ela ou toque levemente em seu braço, para que ela volte sua atenção para você. Posicione-se de frente para ela, deixando a boca visível de forma a possibilitar a leitura labial. Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca.

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas: - Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações; - Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e; - Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Uma pessoa cinestésica usa o olfato, o tato e o paladar para registrar suas experiências. Possuem uma fala lenta e com a voz baixa. A respiração do cinestésico é vagarosa e profunda. São um pouco imprevisíveis, impacientes e rebeldes.

O indivíduo cinestésico é aquele que não se satisfaz apenas ouvindo ou vendo. Ele precisa tocar, experimentar, sentir e cheirar para compreender melhor o que está diante dele. O termo é um adjetivo relacionado com a cinestesia, que é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares.

Para se comunicar bem com um cinestésico, use gestos amigáveis, esteja próximo, ele observará os detalhes da sua postura, aproxime-se dele, aperte sua mão, dê um abraço ou ainda toque-o de alguma forma, ele precisa sentir o afeto e a atenção do outro através do toque.

Toda contação de história, leitura de poemas, historinha com rimas, música cantada ou brincadeira que envolva ritmo e palavra vai ajudar, tanto na memória auditiva quanto em outras questões da linguagem”, explica a fonoaudióloga Anne Surian. Ou seja, brincadeiras simples, podem fazer muita diferença!

Segundo a PNL, as pessoas que utilizam o canal auditivo costumam preferir um “Olá, tudo bem?”; aquelas que se inclinam para um sorriso ou uma expressão gestual de cortesia, utilizam mais o canal visual. Por último, aqueles que utilizam um abraço, são mais cinestésicos.

b) Estilo Auditivo: Estudantes com estilo auditivo possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada.

Por acaso você já ouviu falar do termo acuidade auditiva? Esse nome aparentemente complicado diz respeito à sensibilidade e capacidade do nosso aparelho auditivo para captar e distinguir os sons percebidos.