O que é ser uma pessoa chantagista?

Perguntado por: dantunes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Chantagistas costumam usar uma tática que consiste em fomentar na vítima medo, sentimentos de obrigação e culpa para conseguir o que querem. Tudo isso para que você tenha medo de irritá-lo ou desapontá-lo e assim se sentir obrigado a atender as exigências deles.

Para acabar com a chantagem emocional, você precisa identificar o tipo de chantagem que a pessoa costuma utilizar: ameaça, colocar a culpa no outro, se fazer de vítima, se empoderar. Em seguida, perceba qual a real necessidade por trás desse comportamento – ser aceito, amado, se sentir protegido, seguro, realizar algo.

Chantagistas costumam usar uma tática que consiste em fomentar na vítima medo, sentimentos de obrigação e culpa para conseguir o que querem. Tudo isso para que você tenha medo de irritá-lo ou desapontá-lo e assim se sentir obrigado a atender as exigências deles.

Exemplo: "Se fizeres isso, vou-me embora" ; "Se não fizeres isso por mim nunca mais falo contigo" A vitimização, que faz uso da dor e da angústia para manipular o outro. Exemplo: " Se saíres com os teus amigos vou ficar triste e sozinha" A culpa, cujo objetivo é responsabilizar o outro pelo próprio comportamento.

O ponto fraco de uma pessoa manipuladora pode ser a falta de empatia e consideração pelos outros. Isso pode levar essa pessoa a um isolamento emocional e social, além de dificultar as conexões verdadeiras com outras pessoas.

Os manipuladores emocionais tendem a se tornar agressivos quando não conseguem o que querem, pois não sabem lidar com frustrações. Assim, quando algo não sai da maneira no qual planejaram, eles tendem a partir para agressões ou fazem ameaças de vingança para conseguirem o que querem.

A extorsão precisa de uma complementação por trás (como sequestro, tortura ou qualquer outra forma de coação) enquanto a chantagem dispensa completamente qualquer imposição.

Sejamos claros: o chantagista emocional é a pessoa que utiliza sentimentos e fraquezas do outro para obter vantagens ou conseguir aquilo que deseja. Por isso, costuma conhecer muito bem a vítima e como ela responde quando pressionada.

Mudam de assunto várias vezes
Ao perceberem que estão errados sobre alguma coisa, os manipuladores trocam de assunto para não terem que admitir isso. Desse modo, durante uma conversa, é normal que a discussão mude de rumo apenas com a intenção de evitar ao máximo a exposição da realidade dos fatos.

Aqueles que manipulam, o fazem principalmente para ganho próprio, além de apresentarem uma personalidade egocêntrica e narcisista. Essas características fazem com que a pessoa necessite se destacar em alguma forma, assim manipulando a opinião daqueles ao seu redor para se depreciar e reconhecerem a importância dela.

Como lidar com a chantagem emocional do parceiro

  1. Abra mão da sua necessidade de se sentir importante. Relações baseadas em chantagem emocional causam uma dependência mútua entre o casal. ...
  2. Identifique os gatilhos. ...
  3. Seja firme. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

3 sinônimos de chantagem para 1 sentido da palavra chantagem: 1 extorsão, usurpação, vigarismo.

Outra forma parecida de chantagear é lembrar alguém dos presentes dados e das quantias que deve, como, “Você se lembra dos presentes que te dei? ,” Lembra daquilo que paguei para você? ”, é como dizer, de maneira sutil, “Te dei muitas coisas materiais e, por isso, você deve me obedecer.”

Art. 158. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.