O que é ser uma pessoa lúcida?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

substantivo feminino Estado da pessoa lúcida, que compreende bem, que expressa suas ideias com clareza, que utiliza perfeitamente suas faculdades mentais: com a velhice, perdeu a lucidez. Clareza; grande percepção; capacidade para entender ou se expressar claramente: expressa lucidez em seus argumentos.

2 transparente, límpido, translúcido. 3 esperto. 4 ajuizado, astuto, brilhante, esclarecido, inteligente, judicioso, perspicaz, sagaz.

2. Ausência de quanto pode obscurecer (física ou moralmente). Plural: lucidezes. Origem etimológica:lúcido + -ez.

1 caduquice, demência, insanidade, devaneio, amência, enlouquecimento, alienação, alucinação, desvario, insânia, vareio, doidice, alheamento, destempero, loucura, desatino, sandice.

Aprenda a parar e cultive mais lucidez. Aprenda a falar e ouvir. Faça um check-up de cuidados pessoais. Substitua um hábito alimentar ruim por um bom.

O exame do estado mental avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva. Inicialmente, o examinador deve constatar que o paciente está atento — p. ex., avaliando seu nível de atenção enquanto a história está sendo tomada ou solicitando que ele repita 3 palavras imediatamente.

Os principais sintomas neuropsiquiátricos ou transtornos do comportamento que aparecem no curso de uma demência são: agressividade, agitação, delírios, alucinações visuais e auditivas, depressão, ansiedade, euforia, apatia, irritabilidade, desinibição, deambulação, problemas do sono.

Clareza de ideias e raciocínio sagaz: 1 clareza, consciência, discernimento, sagacidade, perspicácia, inteligência, esperteza, raciocínio, razão, compreensão, entendimento, percepção, precisão, penetração, agudeza, argúcia, clarividência, sentidos.

Significado de Lúcido
Que possui luz ou a deixa passar; resplandecente, transparente. Etimologia (origem da palavra lúcido). Do latim lucidus.a.um.

adjetivo Que não se consegue evitar usando a habilidade, o talento, a inteligência; que não se pode esquivar, fugir; inescapável, inevitável: direito ineludível; obrigação ineludível.

3 pressa, rapidez, prontidão, presteza, velocidade, agilidade, celeridade, ligeireza, ligeirice, urgência.

O contrário de prazer é: 1 aborrecimento, desgosto, dissabor, desagrado, desprazer, desprazimento, insatisfação, tristeza, infelicidade, amargura, entejo, estopada, enfado, maçada, descontentamento, desânimo, tédio, monotonia.

1 ativo, dinâmico, enérgico, ágil, desenvolto, desembaraçado, esperto, rápido, ligeiro, lesto, lépido, incansável, infatigável, aguçoso.

Que tem clareza e penetração de inteligência; Que revela inteligência clara.

Indução mnemônica de sonhos lúcidos

  1. Ao dormir, pense em um sonho passado.
  2. Identifique alguma coisa nesse sonho que só aconteceria em um sonho, como a habilidade de voar.
  3. Pense em voltar ao sonho e continue lembrando do que acontece nele.
  4. Repita a frase “a próxima vez que eu sonhar, quero lembrar que estou sonhando”

Normalmente, os sintomas incluem perda de memória, problemas para utilizar a linguagem e fazer as atividades, alterações de personalidade, desorientação e comportamento disruptivo ou inapropriado.

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.

Na fase final da demência, as pessoas perdem progressivamente a capacidade de se envolverem no mundo externo, de manter conversas e de controlar os seus músculos. Podem ainda ser capazes de falar, mas comunicar e expressar pensamentos torna-se difícil, mesmo para algo básico como a dor.

O exame é realizado em uma sala silenciosa, e o examinador deve ter certeza de que o paciente pode ouvir claramente as perguntas. Os pacientes que não falam português como língua principal devem ser questionados na língua em que são fluentes. O exame do estado mental avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva.

O psiquiatra avalia o paciente mediante suas queixas, sua história clínica e o exame do estado mental. Exames físico, de imagem, laboratoriais, neurológicos e testes neuropsicológicos podem ser utilizados para complementar a avaliação.