O que é ser uma pessoa persuasiva?

Perguntado por: umota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O que é uma pessoa persuasiva? Ser persuasivo é ter o poder de convencer outras pessoas de que o seu ponto de vista está correto. É importante destacar que ser persuasivo é diferente de ser um manipulador, pois não se trata de levar vantagem ou fazer com que os outros trabalhem de graça para você.

A Linguagem Persuasiva é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para influenciar e convencer outras pessoas a adotarem uma determinada opinião, ideia, produto ou comportamento. A linguagem persuasiva está presente na sociedade desde muito tempo.

O profissional persuasivo não pode perder a cabeça em uma discussão ou não conseguir controlar seu humor no ambiente de trabalho. Esse controle é necessário para manter a postura e conseguir passar suas ideias e argumentos com mais clareza. Assim, você consegue convencer o outro, sem gritos, choro ou raiva.

O bom persuasivo é aquele que tem facilidade para se comunicar e, principalmente, bons argumentos para mostrar ao outro lado que a lógica do seu ponto de vista é mais interessante. Essa característica é benéfica em todas as áreas do conhecimento, afinal todos os dias temos “negociações” para realizar.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Vou mostrar quais são os 6 princípios e de que forma podem ser aplicados na escrita de Copywriting.

  1. A mecânica da persuasão. ...
  2. Reciprocidade. ...
  3. Compromisso e coerência. ...
  4. Aprovação social. ...
  5. Afeição. ...
  6. Autoridade. ...
  7. Escassez.

Convencer mexe com a razão. Persuadir e influenciar mexe com a emoção das pessoas. São habilidades de comunicação muito buscadas hoje em dia em todas áreas. Os líderes, os políticos e a publicidade usam muita persuasão e influência.

8 coisas que pessoas persuasivas fazem

  1. Elas sabem que persuasão é diferente de manipulação! ...
  2. Avaliam o contexto e o momento. ...
  3. Falam o que as pessoas desejam ouvir. ...
  4. São persistentes. ...
  5. Elogiam de forma sincera. ...
  6. Criam um sentido de urgência. ...
  7. Valorizam as imagens. ...
  8. São flexíveis e comunicam-se de forma simples.

Como ser persuasivo e melhorar seu poder da negociação

  1. Exercite dois pontos: atenção e escuta. Para aprender realmente como ser uma pessoa persuasiva você precisa saber o que o seu cliente em potencial precisa. ...
  2. Reconheça a necessidade do outro. ...
  3. Passe credibilidade. ...
  4. Demonstre comprometimento.

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

Ao contrário do que muitos pensam, ser persuasivo é uma qualidade. A persuasão nada mais é do que argumentar com assertividade. Ora, toda situação pode ser analisada sob diversos pontos de vista. Um sujeito persuasivo consegue mostrar o seu com clareza, bem como as vantagens de se pensar como ele.

De modo geral, é possível falar com persuasão utilizando recursos emocionais, lógicos, históricos, de credibilidade, simbólicos etc. Na comunicação ela também é bastante utilizada.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso com mais frequência:

  1. Mostre que você tem o interesse do grupo em mente. ...
  2. Demonstre consistência. ...
  3. Obtenha apoio. ...
  4. Use informações objetivas.

Persuasivo é um adjetivo masculino que qualifica uma pessoa que persuade, ou tem o dom de persuadir. Alguns sinônimos de persuasivo são suasivo, convincente e suasório.

Uma pessoa com poder de persuasão é aquela que sabe usar corretamente os gatilhos mentais para influenciar quem está a seu redor.

Assim, o poder de persuasão consiste na habilidade de convencer as pessoas a mudarem seu comportamento, adotarem uma determinada solução, ou ainda interferir de alguma forma na decisão de compra de um consumidor.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

O que são técnicas de persuasão? As técnicas de persuasão podem ser consideradas uma arte. No caso dos negócios, ela é como uma jornada que culmina com o seu cliente dizendo “sim, eu compro”. De um modo geral, são estratégias eficientes capazes de convencer uma pessoa a tomar uma decisão, nesse caso, decisão de compra.

Joni Galvão

  • 1) COERÇÃO. É a persuasão que utiliza o medo como principal emoção. ...
  • 2) SEDUÇÃO. É a persuasão pela emoção positiva. ...
  • 3) RETÓRICA. É a manipulação de ideias. ...
  • 4) HISTÓRIA.

Dicas de 5 gatilhos mentais para aplicar em vendas

  1. Busque gerar valor para o cliente. Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente. ...
  2. Crie senso de urgência e/ou escassez. ...
  3. Mostre a oportunidade como especial. ...
  4. Use de prova social. ...
  5. Mostre-se autoridade.

disposição; elocução; ação. Sumariamente, essas quatro etapas consistem em: compreender o assunto e reunir todos os argumentos pertinentes (invenção); pô-los em ordem (disposição); redigir o discurso da melhor forma possível (elocução); proferi-lo (ação).