O que é ser uma pessoa superdotada?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler.

O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.

Capacidade de aprender acima da média para a idade, desenvoltura elevada em áreas do conhecimento humano; habilidade desenvolvida de análise e julgamento; demonstrações de precocidade e pensamento de modo autônomo. Características que podem indicar que uma pessoa é superdotada.

1 – Aprende fácil e rapidamente. 2 – É original, imaginativo, criativo, não convencional. 3 – Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns. 4 – Pensa de forma incomum para resolver problemas.

Já segundo o psicólogo americano Joseph Renzulli, a superdotação pode ser dividida em dois tipos: a acadêmica, considerada a mais fácil de ser identificada por testes de QI, e a produtivo-criativa, caracterizada por uma maior qualidade na produção científica e criativa.

De acordo com a neuropsicóloga Leninha Wargas, “quando uma pessoa se submete à testagem de QI e alcança resultado entre 115 e 129, ela está acima da média. Superdotado, de 130 a 144 pontos e, gênio, acima de 144 pontos”.

De modo geral, a superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança.

No TDAH, os sintomas persistem e estão presentes na maioria dos ambientes que a criança frequenta. Os superdotados apresentam foco e entusiasmo nos assuntos de seu interesse e curiosidade e eles podem, durante as aulas, necessitar de conhecimentos fora do que está sendo debatido pelos seus colegas.

A criança superdotada tem capacidade de aprender muito acima do comum para sua idade. Ela aprende sozinha, de maneira mais rápida e com menos explicações. E não apresenta apenas habilidade acadêmica, mas também nas atividades que envolvem criatividade, nas artes e nos esportes.

Um profissional indicado nesses casos é o neuropsicólogo. Ele irá aplicar testes e terá capacidade de analisá-los com maior precisão. Boa sorte! Procure um psicólogo para realizar uma bateria de testes psicométricos específicos para avaliar o QI.

Como trabalhar com alunos superdotados?

  1. Conheça o potencial de seus alunos. ...
  2. Dê mais difícil em primeiro lugar. ...
  3. Diferencie, mas não acrescente. ...
  4. Use e abuse da variedade. ...
  5. Mude a abordagem. ...
  6. Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível. ...
  7. Estipule atividades em pares. ...
  8. Conheça os pais de seus alunos superdotados.

O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.

Características de pessoas Superdotadas

  1. Habilidade acima da média em uma ou mais áreas;
  2. Comprometimento com a tarefa; e.
  3. Criatividade.

Isso porque a superdotação é vista na maioria das vezes como uma habilidade e não como uma dificuldade. Porém, há casos em que a superdotação provoca obstáculos na vida da pessoa, principalmente na fase da infância quando a personalidade e interação social começam a se desenvolver.

É uma habilidade acima da média. O aluno se destaca em alguma área do conteúdo formal, trabalho na escola, em alguma outra área do conhecimento humano.

A cantora possui um QI de 140. Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 59º lugar neste ranking. Com 108 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo.

O Quizur é um site que disponibiliza quiz online nos mais diferentes e diversificados conteúdos. Na plataforma é possível fazer um teste para QI, respondendo 19 questões sobre variados assuntos. O Quizur avisa os erros e acertos, transformando a avaliação em mais uma oportunidade de aprendizado.

A mexicana Adhara Pérez, de 10 anos, possui um quociente de inteligência (QI) estimado em 162, número superior ao de nomes como Albert Einstein e Stephen Hawking, que possuíam um índice estimado em 160.

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

A Teoria dos Três Anéis (Renzulli, 1986) compreende a superdotação como resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento na tarefa.