O que é sintaxe de colocação?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O que é sintaxe de colocação? A sintaxe de colocação mostra que os pronomes oblíquos átonos, embora possam ser dispostos de maneira livre, possuem uma posição adequada na oração. Quando há liberdade de posição desses termos, o enunciado poderá assumir diferentes efeitos expressivos, o que nem sempre é bem-vindo.

A Sintaxe classifica os termos da língua portuguesa em sujeito, predicado, objeto, adjunto adnominal e adverbial, complemento nominal, aposto, vocativo, dentre outros.

A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.

A dica para aprender o que é sintaxe é começando pela revisão do período simples. Então, procure estudar em detalhe todos os: termos essenciais da oração: sujeito e predicado; termos integrantes: agente da passiva, complemento nominal e complemento de verbos transitivos (objeto direto e indireto);

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.

Exemplos de colocação pronominal

  • Não me deram uma caixa de bombons ontem. ( próclise)
  • Deram-me uma caixa de bombons ontem. ( ênclise)
  • Dar-me-ão uma caixa de bombons amanhã. ( mesóclise)

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos.

Arranjo, combinação ou disposição das palavras na frase.

A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. Já a Semântica investiga as propriedades do significado bem como o estudo do significado das expressões das línguas naturais.

Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa. Já o predicado, outro termo essencial, é aquilo que se declara sobre o sujeito. O sujeito pode ser simples, composto, implícito ou indeterminado e pode estar antes ou depois do verbo, com o qual concorda.

O estudo da morfologia diz respeito à classificação das palavras de acordo com as suas características. São as famosas 10 classes gramaticais. Já a sintaxe define a função (concordância, regência) e a posição (ordem direta da oração – SVC) das palavras e expressões em um período.

Isto é, parte de duas vertentes: Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a estruturação das palavras dentro dos períodos, os quais são enunciados que possuem sentido completo em apenas uma oração (por ser apenas uma oração chamamos de período simples, quando há mais de uma oração é denominado como período composto).

Na Sintaxe, o Período é uma sentença que contenha Frase e Oração; quando há apenas uma oração chamamos de Período Simples e quando possui 2 ou mais, chamamos de Período Composto.

São estes: complemento verbal (objeto direto e objeto indireto), predicativo do sujeito, predicativo do objeto, complemento nominal e agente da passiva.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si.

A ordem de estudos é a seguinte:

  1. Frase.
  2. Oração.
  3. Período.
  4. Sujeito e predicado.
  5. Termos integrantes das orações.
  6. Termos acessórios das orações.
  7. Orações coordenadas.
  8. Orações subordinadas.