O que é Sipps?

Perguntado por: emodesto5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Documentos do Sistema de Protocolo (SIPPS) de acordo com o Decreto nº 8.777/16 e Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011.

7 – Como protocolar o recurso no INSS?

  1. Você pode agendar um horário por telefone (pelo número do INSS: 135), comparecer presencialmente na agência na hora marcada e realizar o protocolo. ...
  2. Você pode fazer o protocolo digitalmente, por meio do site do Meu INSS.
  3. Você também pode protocolar o seu recurso pelos correios.

Visite o Blog!

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
  4. Na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.

O prazo que você tem para entrar com este pedido é de 30 dias corridos e o tempo previsto para o CRPS dar a sua resposta é de 85 dias corridos. Lembre-se que existe a possibilidade de utilizar o Mandado de Segurança, caso o Conselho de Recursos extrapole o prazo de 85 dias.

85 dias

Neste processo, a Previdência tem até 85 dias para dar uma resposta. Esse período é contado a partir do dia em que o seu recurso for protocolado. Caso o órgão não dê resposta até esse prazo máximo, então é possível fazer uma reclamação formal na ouvidoria pelo site ou pelo telefone do INSS 135.

5 dicas práticas para fazer recurso de prova

  1. Seja respeitoso. Quando falamos sobre respeito, falamos sobre respeito com prazos, horários e com os destinatários. ...
  2. Utilize argumentos sólidos. ...
  3. Vá direto ao ponto. ...
  4. Seja o próprio autor do seu recurso. ...
  5. Escreva e reescreva.

Como escrever um recurso eficaz

  1. Deixe as emoções de fora.
  2. Ater-se aos fatos.
  3. Faça uma refutação ponto a ponto.
  4. Reserve algum tempo para explicar novamente os principais pontos.
  5. Acima de tudo, seja respeitoso.

Formule justificativas claras. Objetividade, concisão e clareza são essenciais para formular um recurso eficiente. A banca examinadora deverá compreender com precisão as contestações expressas no recurso, como ao pedir anulação de uma questão. Em todo caso, é imprescindível descrever exatamente a solicitação.

(a) VOCÊ SABIA? Advogado poderá usar senha única para protocolar pedido de todos clientes no INSS | Jusbrasil.

Caso o INSS demore para dar uma resposta, o segurado pode abrir uma reclamação com a ouvidoria do órgão ou entrar com uma ação judicial.

A recomendação é que você busque a ajuda de um advogado previdenciário especialista para verificar a sua situação. Desta forma, será verificado se, de fato, você tem direito ao benefício e quais foram os motivos que levaram ao indeferimento do seu pedido.

3. Central 135 do INSS. Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.

O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada. A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.

5 – Qual é o número final do benefício? É aquele que está antes do dígito, ou seja, o que aparecer na última posição numérica antes do traço que separa o outro número.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

O CRPS – Conselho de Recursos da Previdência Social é um órgão de julgamento de recursos administrativos, referente a assuntos da previdência social. Ele possui competência para analisar: Recursos da maioria das decisões do INSS.

30 dias

Caso o pedido seja aprovado, o INSS encaminha a carta concessão para o beneficiário, em seu endereço cadastrado no sistema. Geralmente, o documento chega em cerca de 30 dias, conforme o serviço de entrega dos Correios. A carta também pode ser obtida online, no portal Meu INSS.

Continuar lendo