O que é sub esterçamento?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Esse desprendimento do eixo dianteiro é chamado de “subesterçamento”. Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário. Quando o freio é acionado, a massa do veículo sobrecarrega o eixo dianteiro e o eixo traseiro perde o peso e a aderência ao pavimento, o que é chamado de “sobre-esterçamento”.

Será considerado um comportamento sub- esterçante, a perda de aderência das rodas dianteiras do veículo. Isso ocorre quando, por exemplo, entramos numa curva com excesso de velocidade, agravando a situação quando os pneus estão mau calibrados; a pista molhada ou com óleo.

A esse desgarramento traseiro chamamos sobre-esterçamento. Como controlar: esse comportamento ocorre nos momentos de desaceleração. O seu controle depende do tipo de tração do veículo. Não pise no freio e movimente suavemente a direção; acelerar um pouco para aliviar o eixo dianteiro.

1. Sobresterçamento. Desgarramento das rodas traseiras de um veículo(derrapagem)ocorre quando um veículo tende a cair para dentro da curva,ocorre em momento de desacerelação.

Elemento designativo de inferioridade, substituição, aproximação. Nota: É seguido de hífen antes de um elemento começado por b, h ou r (ex.: sub-bibliotecário, sub-hepático, sub-ramoso).

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Ainda conforme a especialista, um automóvel a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 50 metros para parar. Já uma motocicleta de porte médio, a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 60 metros para parar.

Existem dois tipos de direção defensiva: preventiva e corretiva. A direção preventiva é quando o condutor está sempre atento e analisa os possíveis riscos de acidentes. Já a corretiva é quando o motorista age de maneira rápida perante uma situação de risco.

Durante a curva o veículo fica sujeito a força centrífuga (força que empurra o veículo para fora da curva) e força centrípeta (força que tende a jogar o veículo para dentro da curva). Quanto maior for a velocidade mais forte será a aplicação dessa força.

Nomes e grafias para o fenômeno não faltam: understeer, escapada ou derrapada ou saída de frente, sub-esterço, subesterço. Na prática, seu significado é apenas um: perda de aderência nos pneus dianteiros durante uma curva, o que faz o carro espalhar e querer ir reto – apesar de o volante estar bem virado.

Esse desprendimento do eixo dianteiro é chamado de “subesterçamento”. Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário. Quando o freio é acionado, a massa do veículo sobrecarrega o eixo dianteiro e o eixo traseiro perde o peso e a aderência ao pavimento, o que é chamado de “sobre-esterçamento”.

A força centrífuga, diferente da força centrípeta, tende a sair do centro, enquanto a força centrípeta atua em direção ao centro da trajetória. Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória circular numa estrada possui uma determinada força centrípeta nas rodas para que ele não saia da trajetória circular.

A tração traseira, abreviada por RWD (do inglês rear-wheel-drive) é o tipo de tração de veículos terrestres onde as rodas traseiras são as motrizes.

As bitolas de um carro são a distância entre as rodas esquerda e direita de um mesmo eixo. Como elas interferem na performance e dirigibilidade de uma carro.