O que é superlativo exemplo?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.

SUPERLATIVOS. Os adjetivos superlativos indicam que algo está acima ou abaixo de todos os outros itens comparados, ou seja, são utilizados para descrever uma pessoa, um objeto, lugar ou acontecimento que se encontra no extremo superior ou inferior de uma qualidade.

Há dois tipos de superlativo absoluto:

  1. Superlativo absoluto analítico - é acompanhado por um advérbio. Exemplo: Ele é demasiadamente atencioso.
  2. Superlativo absoluto sintético - é acompanhado por um sufixo, geralmente -íssimo. Exemplo: Ele é atenciosíssimo.

Se o adjetivo com uma ou duas sílabas terminar em CVC (consoante + vogal + consoante), deve-se dobrar a última letra e acrescentar “est”. Cindy is the thinnest girl of our family. (Cindy é a garota mais magra da nossa família).

Paupérrimo é o superlativo de pobre com origem no superlativo latino pauperrimus. Pobríssimo é o superlativo formado pelo adjetivo pobre e pela terminação regular -íssimo.

Adjetivos de uma sílaba
Adicione -er para o comparativo e -est para o superlativo. Se o adjetivo terminar em consoante + vogal + consoante, a consoante final deve ser duplicada antes da inclusão da terminação.

A forma popular é formada pelo radical do adjetivo mais o sufixo -íssimo. Observe os exemplos: A população daquele país é pobríssima! As páginas amareladas denunciam o livro antiguíssimo.

2) O superlativo absoluto sintético se apresenta sob duas formas : uma erudita, de origem latina, outra popular, de origem vernácula. A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

Nas frases seguintes, os adjectivos lindo e belo, precedidos do advérbio muito, e os adjectivos lindíssimo e belíssimo, exprimem uma qualidade elevada a um alto grau. Por isso se diz que estão no grau superlativo: Tens um cravo muito lindo. Tens um cravo lindíssimo.

O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.

A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo. A forma popular é constituída do radical do adjetivo português + o sufixo -íssimo: pobríssimo, agilíssimo.

Usamos a forma comparativa para comparar duas coisas e a forma superlativa para dizer que algo/ alguém é superior em algo.

Quando os adjetivos são curtos você coloca er/est e quando são longos, mais/o mais. O mesmo acontece com os advérbios, que também possuem duas formas: forma comparativa (mais rápido/mais gentilmente) e forma superlativa (o mais rápido, o mais gentilmente).

interessantíssimo (adjetivo) -

_ Grau comparativo de superioridade e grau superlativo: quanto aos graus comparativo e superlativo, "mau" e "ruim" apresentam algumas divergências. superlativo absoluto seria “péssimo” (expressões que se alternariam no uso, segundo as gramáticas em estudo, com “o mais mau” e “muito mau”).

O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma: * Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.

O que é Satisfeitíssimo:
Superlativo de "satisfeito".

Os exemplos são do tipo tristíssimo (triste em alto grau), facílimo (fácil em alto grau) ou paupérrimo (pobre em alto grau).

macérrima 2. magérrima 3. magríssima As três formas são aceitáveis. | Facebook.

O grau superlativo absoluto sintético, diferentemente do que acontece com o superlativo absoluto analítico, é expresso por meio de uma só palavra, que será formada pelo adjetivo acrescido de um sufixo.