O que é tags no currículo?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O que são? As tags integram uma funcionalidade que permite adicionar palavras chaves que mapeiam as pessoas candidatas no processo seletivo, permitindo identificá-los de maneira rápida e visual. Elas podem ajudar no processo de identificação das pessoas candidatas: A partir de alguma característica.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

1- O entrevistador mostra interesse em você
Quanto mais perguntas fizer e se mostrar entusiasmado pela sua trajetória profissional, melhor. Inclusive, um bom sinal é quando a conversa dura mais tempo do que esperava porque teve um bom rendimento.

Dessa forma, a pesquisa buscou mapear o tempo médio de avaliação do documento por parte dos recrutadores: a maioria (30%) leva de 6 a 10 segundos; 27%, de 11 a 29 segundos; 21%, mais de 1 minuto; 17% de 30 a 59 segundos; e 5%, em até 5 segundos.

A Gupy faz uma ordenação dos currículos de acordo com a afinidade deles em relação à oportunidade, usando os critérios definidos pela própria empresa, mas nós nunca excluímos nenhuma candidatura.

O meu processo levou cerca de 1 mês.

Como colocar palavras-chave no currículo
No currículo, as palavras-chave devem ser colocadas no resumo e objetivo profissionais e ao longo de todo o documento, em campos específicos e estratégicos. Pouco adianta simplesmente jogar essas expressões no texto sem que eles façam sentido.

Palavras-chave deve fazer parte do seu cargo de interesse, do seu Campo Sobre, das atividades que você desempenhou nas empresas onde você trabalhou. Outro lugar que você pode e deve inserir palavras-chave é no Campo "Competências". Algumas pessoas podem pensar: "Mas eu não sei como encontrar essas palavras-chave."

Tenha em mente que o objetivo do currículo deve ter como base duas principais informações:

  • O cargo que pretende ocupar ou você ocupa neste momento;
  • O título da vaga que você deseja concorrer.

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.

Quando você não tem experiência, deve considerar outras situações da vida – pessoal ou estudantil, por exemplo – para responder às perguntas do recrutador. Se ele perguntar, por exemplo, como você trabalha em equipe, a dica é citar situações em que isso tenha acontecido durante um trabalho da escola ou da faculdade.

8 palavras para NÃO usar no currículo

  • Desempregado.
  • Trabalhador.
  • Ambicioso.
  • “Ele” ou “ela”
  • Expert.
  • Mentiras.
  • Foco em resultados.
  • Cursos desatualizados.

Como preencher um currículo corretamente?

  1. Dados pessoais.
  2. Objetivo profissional.
  3. Experiências anteriores.
  4. Formação e capacitação.
  5. Habilidades e conhecimentos.
  6. Utilize um modelo pronto como base.
  7. Use a criatividade sem exagerar na dose.

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

As empresas sempre ligam em horários comerciais, normalmente entre 10h até podendo as 19h, portanto, se o candidato estiver participando de processos seletivos e receber uma ligação de um número desconhecido fora deste horário quando estiver dormindo, busque saber primeiramente qual é o nome da empresa que está de ...

Motivo 1: falta de certas competências ou experiências
O primeiro grande motivo está ligado com as suas competências. Apesar do seu currículo ter chamado a atenção, pode ser que no momento da entrevista o recrutador perceba que as suas experiências ou competências ainda não sejam suficientes para a vaga.

Faz perguntas até o fim
Veja se o recrutador deixa a conversa morrer, ou seja ele continua fazendo várias perguntas sobre a sua experiência profissional no currículo e formação acadêmica. Se ele continua mantendo a conversa, isso é sinal de que ele está curtindo. É claro que isso é ótimo.