O que é tecnologia leve SUS?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

As tecnologias leves são ferramentas que permitem a produção de relações entre o profissional-usuário mediante a escuta, o interesse, a gestão como forma de orientar processos, a construção de vínculos, confiança e de gerenciamento utilizadas na busca da qualidade do cuidado prestado aos usuários.

As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais. A adoção das tecnologias leves no trabalho em saúde perpassa os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde.

Conforme este mesmo autor, as tecnologias em saúde podem ser classificadas em duras, leve-duras e leves.

As tecnologias duras, nesse exemplo específico, são representadas por equipamentos, como glicosímetro, aparelho de pressão, balança, formulários para registro de atividades da prática de grupo, também são utilizadas no processo de cuidado (FERNANDES; SILVA; SOARES, 2011).

A tecnologia leve-dura ultrapassa os conhecimentos tecnológicos estruturados e apresenta grau de liberdade que proporciona aos profissionais inúmeras possibilidades de ações. O uso das tecnologias no cuidado da enfermagem é capaz de promover a saúde e intensificar o vínculo entre profissional e cliente.

Tipos de tecnologia

  • Tecnologia flexível e tecnologia fixa. Em primeiro lugar, faz-se referência a tecnologias que podem ser aplicadas de forma multidisciplinar. ...
  • Tecnologia leve e tecnologia dura. ...
  • Tecnologia limpa e tecnologia de materiais. ...
  • Tecnologia de operação e tecnologia de produto.

5 tecnologias que alimentam a transformação digital

  • Serviços na nuvem. ...
  • Inteligência artificial (IA) ...
  • Internet das coisas. ...
  • Business Intelligence. ...
  • Tecnologia de voz.

Alguns dos tipos de tecnologias atuais que se pode citar são:

  • Realidade virtual e aumentada;
  • Inteligência artificial;
  • Drones;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data;
  • Impressão 3D;
  • Robótica.

As tecnologias são divididas segundo Merhy e Onocko (2007) em três dimensões nomeadas como: tecnologias leves (comunicação, acolhimento, vínculo e escuta); tecnologias leves duras (epidemiologia, clínica e outras com saberes estruturados) e as tecnologias duras (equipamentos e máquinas, material utilizado no ato de ...

Ao contrário de outras empresas que desenvolvem aplicativos para smartphones ou inovações para um produto ou modelo de negócios, essas startups fazem inovação tecnológica pura, conhecida como deep tech ou tecnologia profunda.

Para o cuidado em enfermagem destacamos as tecnologias leves, ou seja, tecnologias de relação, de acesso, acolhimento, produção de vínculo, de encontros de subjetividades, levando a autonomização.

A tecnologia leve-dura é compreendida como a utilização de conhecimentos estruturados, que não precisam de um recurso de alta tecnologia para realização, como massagens, banho de imersão e aromaterapia (5).

A resolução RDC nº 509, de 27 de maio de 2021 dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde, com o objetivo de estabelecer os critérios mínimos a serem seguidos para o gerenciamento de tecnologias utilizadas na prestação de serviços, de modo a garantir a sua qualidade, eficácia, ...

A avaliação de tecnologias em saúde é uma forma sistemática de sintetizar evidência científica e a perspectiva de diferentes atores sobre os aspectos decorrentes da incorporação de tecnologias.

A agricultura, a invenção da lâmpada, a criação de veículos, são outros exemplos de tecnologia. O avanço tecnológico é algo do nosso dia a dia e nos auxilia na comunicação, produção e evolução de nossa sociedade. Os computadores ultra modernos, tablets e celulares de última geração também são exemplos de tecnologia.

As tecnologias pesadas servem, em grande parte, para realizar uma ação ou objetivo final. Podemos citar exemplos de uso desse tipo de tecnologia no dia a dia que não são mais que conhecidos, já que quem nunca usou carro, PC ou smartphone?

Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G serão as tecnologias mais importantes em 2022 na opinião de líderes globais de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil.

O uso de novas tecnologias em saúde reduz a necessidade de investimento para prevenção, consultas, exames e até no caso dos tratamentos. A internet, por exemplo, facilitou o compartilhamento de arquivos, reduzindo e – às vezes – eliminando deslocamentos desnecessários do paciente até a clínica.