O que é torpor em enfermagem?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Estado de esgotamento físico e psíquico, acompanhado de grande astenia, incapacidade para o trabalho e sonolência.

É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza... leia mais é um distúrbio da consciência e da função mental que ocorre de maneira súbita, tipicamente oscilante e pode na maior parte das vezes ser revertido.

Apatia e desânimo: 1 apatia, desânimo, inércia, inação, entorpecimento, indiferença, insensibilidade, abatimento, indolência, depressão, marasmo, melancolia, morrinha, letargia, letargo, desalento, alquebramento, acabrunhamento.

Torpor: 1. Sentimento de mal-estar caracterizado pela diminuição da sensibilidade e do movimento; entorpecimento, estupor, insensibilidade. 2. Indiferença ou apatia moral; indolência, prostração.

Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal. As aves consumiram a gordura armazenada, com objetivo de se manterem aquecidos durante a noite e continuarem vivos.

É o estado de lucidez em que a pessoa se encontra. Inclui o reconhecimento da realidade externa ou de si mesmo em determinado momento e a capacidade de responder a estímulos. Vigilância: estado de estar desperto, acordado, vígil, lúcido.

Nesse meio, descrevem-se o alerta, letárgico, estuporoso e o comatoso. Alerta representa o indivíduo no estado de despertar normal. Estupor é o indivíduo irresponsivo, que pode ser desperto por estímulo vigoroso, e o comatoso é o estado vegetativo do qual o indivíduo não pode ser desperto mediante estímulo externo.

Obnubilação designa a alteração do estado de consciência que faz com que não se consiga reagir a certos estímulos externos (como luzes ou chamados) ou mesmo responder a perguntas, falando com muita lentidão ou não conseguindo articular palavras.

O cérebro durante o coma
“Então, o paciente não tem percepção do meio ambiente, não tem nível de consciência, não sente dor, não tem percepção sobre si mesmo. Ele tem um quadro de sono profundo e não tem nenhuma percepção”, afirma. O paciente também não sonha.

Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.

O TORPOR diferencia-se da HIBERNAÇÃO principalmente pela frequência que ocorre: a hibernação pode durar meses, já o torpor, é uma capacidade de diminuir o funcionamento do metabolismo por um curto período de tempo para que o animal se adapte às condições de um certo ambiente.

adjetivo Que respira normalmente, sem problemas; refere-se à eupneia, à respiração normal.

Significado de Vesical
adjetivo Relacionado com a bexiga, com o reservatório de urina: cálculo vesical. Sonda Vesical. Tipo de cateter ou tubo que se introduz na uretra para exames.

1 Ato ou efeito de turvar; turvamento, turvo. 2 Estado ou qualidade de turvo. 3 Perda ou falta de transparência; opacidade. 4 Estado ou condição de quem tem ou sofreu alguma alteração ou perturbação mental ou emocional; desequilíbrio, distúrbio, transtorno.

Redução da sensibilidade e dos movimentos corporais. [Medicina] Cujo estado demonstra torpor; sem reação aos estímulos. Que apresenta prostração, desânimo, indolência, apatia.

A hibernação é um tipo de resposta fisiológica a temperaturas frias e escassa disponibilidade de alimentos. Tecnicamente falando hibernação é um tipo de torpor. Torpor é um estado fisiológico em que a temperatura do corpo cai, a respiração e o ritmo cardíaco são reduzidos.

As alterações quantitativas da consciência são descritas por Dalgalarrondo (2000) como alterações que dizem respeito ao rebaixamento do nível da consciência e são divididas em graus: Obnubilação da consciência, Sopor ou torpor, Coma.