O que é tremor psicológico?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

É um tremor de baixa amplitude e alta frequência em repouso e durante o movimento que nem sempre é notado. Esse tremor pode ser intensificado por ansiedade, estresse e certos medicamentos (alguns citados acima), assim como alterações metabólicas.

Os tremores podem surgir em decorrência de condições do ambiente, por exemplo, quando trememos ao sentir frio. Quando sentimos frio e o corpo treme, temos uma contração involuntária do corpo para se manter aquecido. Também, em situações de estresse, medo ou ansiedade, o corpo pode apresentar tremores.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Tremor da doença de Parkinson: o tremor é um dos sinais mais importantes da doença de Parkinson. O Parkinson tem três sintomas principais: a rigidez, a bradicinesia (que é uma lentificação dos movimentos) e o tremor. Existe uma forma de doença de Parkinson em que predomina o tremor.

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Tratamento – Como é feito o Tratamento do tremor essencial?

  1. Drogas de Uso Oral, como. Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e. Benzodiazepínicos, ...
  2. Injeções de Botox. Injeções de Botox: também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.

Ultrassom Focado: Equipamento, acoplado à ressonância magnética, usa as imagens como guia para localizar e inativar pontos específicos do cérebro, focalizando o ultrassom. O paciente permanece acordado durante todo o procedimento e, assim, pode ser examinado para teste de eficácia.

Os medicamentos que podem causar tremor incluem, mas não se limitam a: Lítio. Ácido valproico. Amiodarona.

A principal característica é o tremor rítmico que ocorre durante um movimento voluntário como, por exemplo, levar um copo de água à boca ou manter uma posição, como deixar a mão ou o braço esticado ou levantado.

O tremor é um movimento muscular involuntário e ritmado que acontece em uma ou mais partes do corpo. Embora seja frequentemente associada ao mal de Parkinson, a contração muscular involuntária pode ter diversas outras causas que não estão, necessariamente, associadas a doenças.

Tremor nas mãos é uma queixa relativamente comum no consultório do neurologista. Muitas pessoas procuram o médico pois estão preocupadas com o tremor; outras, porque o tremor está incomodando suas atividades quotidianas.

A ansiedade é uma sensação, na maioria das vezes, comum a todo ser humano. Mas, quando ela ocorre em excesso, pode ser caracterizada em vários quadros, inclusive como crise de ansiedade ou crise de pânico. Os sintomas podem incluir taquicardia, falta de ar, suor excessivo e tremores.

A crise emocional é uma resposta física do nosso corpo frente a uma intensa carga de estresse e ansiedade.

  • traumas;
  • perdas financeiras ou familiares;
  • estresse;
  • ansiedade;
  • conflitos familiares;
  • situações de violência ou abuso;
  • depressão.

A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

Nem sempre a diferenciação entre os tremor é simples. Por isso, quase sempre o neurologista especialista em distúrbios do movimento é indicado para que o paciente seja avaliado corretamente.