O que é um Bitruck?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

O bitruck (8x2 ou 8x4) tem oito pontos de contato com o solo e quatro eixos, sendo dois dianteiros direcionais. Por ter quatro eixos, o bitruck tem uma capacidade maior de transporte e mais capacidade que o trucado e peso bruto total de 29 toneladas. São, por exemplo, caminhões graneleiros e caminhões-tanque.

Bitruck. Esse tipo de caminhão dispõe de quatro eixos. Sua capacidade de carga máxima é de 22 mil quilos e o PBT é de 29 toneladas. É muito utilizado para transportar cargas secas, mas se presta também para diferentes operações de logística, sendo bastante versátil.

caminhão toco: capacidade de carga de seis toneladas e peso máximo bruto de 16 toneladas; caminhão truck: capacidade de carga de 10 a 14 toneladas e peso máximo bruto de 23 toneladas.

categoria C

Mesmo o caminhão bitruck sendo um caminhão com 4 eixos, ele não tem articulação. Além disso, o bitruck não arrasta um reboque ou semirreboque, então pode ser conduzido por motoristas que tenham habilitação na categoria C.

O bitruck (8x2 ou 8x4) tem oito pontos de contato com o solo e quatro eixos, sendo dois dianteiros direcionais. Por ter quatro eixos, o bitruck tem uma capacidade maior de transporte e mais capacidade que o trucado e peso bruto total de 29 toneladas. São, por exemplo, caminhões graneleiros e caminhões-tanque.

Scania R540 8x2 dos Supermercados Floriano, de Pato.

2,60 metros

Altura: 2,60 metros.

Como é composto o Peso Bruto Total (PBT)?
O PBT é definido pela soma da Tara e a Lotação. O PBT total é a capacidade que o caminhão tem de controlar o peso que é transferido para as rodovias. Também podemos definir o PBT como a capacidade máxima de transporte do caminhão.

O caminhão bitruck, diferente dos demais, é o que aguenta mais toneladas de carga: 22. Ao todo, com o peso bruto, esse número chega a 29. Tem 4 eixos, onde os frontais são direcionais (se movimentam quando o volante é acionado) e pode ter tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

Eixo simples com 2 rodas: 6 toneladas; Eixo simples com 4 rodas: até 12 toneladas; Eixo simples com 8 rodas: até 16 toneladas; Eixo duplo com distância entre-eixos igual ou superior a 1,35 m e 4 rodas por eixo: até 22 toneladas);

O caminhão truck, caminhão trucado ou caminhão 6/2 consegue transportar até 14 toneladas, muito mais carga do que os caminhões toco ou 3/4 suportam, e possui 3 eixos.

O caminhão truck, também conhecido como caminhão trucado, tem mais eixos. O modelo tem um eixo dianteiro com rodagem simples e dois eixos traseiros, que possuem sistema de rodagem dupla. Pode ter tração em um dos eixos (6×2) ou nas duas peças traseiras ( 6×4).

Caminhão Truck ou trucado: também conhecido como caminhão 6×2, este caminhão consegue transportar até catorze (14) toneladas de carga. Apresenta três (três) eixos – um dianteiro e dois traseiros. Caminhão Bi-Truck: aguenta transportar até 22 toneladas de carga, de modo que seu peso bruto pode chegar a 29 toneladas.

Além dos veículos destinados ao transporte de passageiros, os motoristas habilitados na categoria D, têm permissão para conduzir os veículos permitidos também nas categorias B e C, ou seja: Veículos de passeio. Veículos de carga acima de 3,5 toneladas até 6 toneladas.

Com ela, o motorista pode dirigir caminhões com chassi rígido, ou seja, os que não têm a carreta acoplada, com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 3.500 kg. Entretanto, quem evoluir para a CNH D, terá mais opções. Há uma gama bem mais extensa de caminhões plataforma não articulados.

Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.

O primeiro colocado da marca é o R 450, que já registra 4.686 unidades registradas. O R 540 é um modelo de alta potência, geralmente vendido como cavalo-mecânico 6×4, para operação com implementos do tipo graneleiro e basculante, por exemplo, principalmente para o transporte de produtos do agronegócio.

Ela trabalha com embreagem monodisco com 12 anéis sincronizadores e promete trocas até 40% mais rápidas e precisas do que a geração anterior, com acionamento simples pela alavanca posicionada na coluna de direção do caminhão. O sistema tem 12 marchas escalonadas, com a última sendo overdrive.

Continuar lendo