O que é um consumidor consciente?

Perguntado por: eibrahim8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.

Um consumidor consciente é aquele que se preocupa em tomar a decisão certa durante o processo de compra, com a intenção de ajudar a balancear alguns dos impactos negativos que o consumo excessivo tem para o planeta.

As 6 perguntas do consumo consciente

  1. Por que estou comprando? Antes de comprar algo, pense se você realmenteprecisa do item que está comprando ou se está agindo por impulso.
  2. O que irei comprar? ...
  3. Como irei comprar? ...
  4. De quem irei comprar? ...
  5. Como vou usar o que comprei? ...
  6. Como descarto o que não uso mais?

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país apontou como obstáculos para o consumo consciente se tornar um hábito na rotina dos brasileiros, o alto preço dos produtos orgânicos (37%), os ...

O mais interessante do consumo consciente é que ele não serve apenas para o bem do planeta, mas também tem benefícios para o próprio consumidor. Além de pensar melhor na maneira como consome, você economiza, otimiza a gestão de suas finanças e, consequentemente, faz seu dinheiro render mais.

O consumo responsável e o consumo saudável almejam o equilíbrio da relação entre todos os stakeholders envolvidos em uma relação de troca. Nesta pesquisa serão discutidos aspectos de sustentabilidade, responsabilidade, bem como os benefícios associados à promoção do consumo de alimentos orgânicos.

O Consumo Responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais. Busca melhorar a produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, incentivando as práticas colaborativas.

Consumo consciente é buscar o equilíbrio entre ter o que você precisa e ser um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável. Na tabela abaixo você verá a diferença entre um consumidor consciente e um consumidor consumista, que age sem se planejar e por impulso.

Consumidor – pessoa física ou jurídica destinatária final do produto ou serviço. Fornecedor – toda pessoa física ou jurídica que produz, monta, cria, constrói, transforma, importa, exporta, distribui ou comercializa produtos ou serviços.

Sempre que fizer uma compra, o consumidor consciente deve levar em conta questões como o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Ele deve entender que, em suas escolhas, é necessário buscar um equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade.

O primeiro passo para entender o que é consumo consciente é perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas. Por isso é necessário que as pessoas evitem o desperdício cada vez que comprarem algo.

Tipos de consumo

  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

Toda operação comercial causa impacto no meio ambiente, no bem-estar dos funcionários, dos consumidores e na comunidade em geral. O objetivo de consumir de forma consciente é contribuir para que a cadeia seja mais sustentável, evitando o consumo excessivo, o acúmulo e o descarte sem reaproveitamento.

O consumo consciente é uma prática que visa a utilização dos recursos naturais e materiais de forma mais responsável e sustentável, levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos que são gerados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade: hábitos sustentáveis e consumo consciente, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos ouvidos adotam hábitos sustentáveis, sendo que 30% dizem que sempre adotam esse hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem.

Reciclar o lixo doméstico, poupar energia elétrica, optar por frutas, verduras e legumes orgânicos e praticar o upcycle com objetos desgastados e usados são outras formas de praticar o consumo sustentável.

O consumo é definido como a satisfação das necessidades básicas (comer, vestir, morar, ter acesso à saúde, lazer e educação).

O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana.