O que é um emissor ou locutor?

Perguntado por: rgouveia4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem. Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa a quem a mensagem é remetida.

Exemplos de emissor
Um professor que dá sua aula é um emissor. Enquanto fala ou escreve na lousa, emite mensagens aos seus alunos (seus receptores). Da mesma forma, um jornalista que escreve um artigo de opinião no jornal é um emissor. Seus leitores são os receptores daquela mensagem.

Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor. Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor. Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem.

Emissor. Também chamado de locutor ou falante, o emissor é o remetente da mensagem, ou seja, é quem a transmite para um ou mais receptores. Exemplos de emissores: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma empresa, uma marca, uma organização, etc.

Também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião. Esse tipo de texto, escrito em primeira pessoa, está voltado para o emissor, uma vez que possui um caráter pessoal.

Além disso, no novo modelo de identidade, o órgão emissor é encontrado na frente do documento e a sua sigla também consta na parte inferior.

Elementos da Comunicação

  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Canal;
  • Contexto;
  • Código;

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.

Significado de Emissor
adjetivo, substantivo masculino Que, ou a pessoa que emite: o emissor de uma letra de câmbio. Posto de emissão radiofônica.

Interlocutor é quem participa de um diálogo, interagindo diretamente com outras pessoas através dos diferentes tipos de comunicação. Em suma, o interlocutor é qualquer indivíduo que fala com outro ou que fala em nome de outros, recebendo o feedback da pessoa com quem se comunica.

Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.

Resposta:1) O emissor é o Brasil Telecom. o objetivo é oferecer um pacote de extensão de ligação para o receptor.

A função final da comunicação é o de facilitar o processo de tomada de decisões. Por meio da comunicação é fornecida a informação para que indivíduos e grupos possam se juntar, trocar dados e conhecimentos para identificar e avaliar opções alternativas.

6 Funções da Linguagem

  1. Função referencial ou denotativa. ...
  2. Função emotiva ou expressiva. ...
  3. Função conativa ou apelativa. ...
  4. Função metalinguística. ...
  5. Função fática. ...
  6. Função poética.

Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido.

Sabendo disso, a expressão “data de expedição” seria a data em que determinada coisa foi entregue ou distribuída para determinado lugar, por exemplo. Normalmente, a data de expedição é indicada em alguns documentos oficiais, como o RG (Registro Geral), o CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros.

Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.

A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.