O que é um ensaio de dobramento?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Ensaio de dobramento é um teste qualitativo simples e barato que pode ser usado para avaliar a ductilidade de um material. É frequentemente utilizado como uma avaliação de controle de qualidade em juntas soldadas, possuindo como vantagem a simplicidade do equipamento.

Quando esta força provoca somente uma deformação elástica no material, dizemos que se trata de um esforço de flexão. Quando produz uma deformação plástica, temos um esforço de dobramento.

Em geral, o ensaio de dobramento é aplicado na construção civil. Isso porque, as barras de aço que compõem as estruturas são rigorosamente exigidas. Além desse cenário, o ensaio também verifica alguns corpos de prova soldados, como chapas e tubos, a fim de avaliar os soldadores e o processo de solda empregado.

Os testes de dobramento podem ser classificados em tres grupos: dobramento guiado, dobramento semiguiado e dobramento livre. Na literatura há sobreposição das denominações de dobramento guiado e semiguiado. Em qualquer um dos casos o dobramento é efetuado com o auxílio de prensa hidráulica ou equipamento similar.

Dobra é a parte do material plano que é flexionada sobre uma base de apoio. Na ilustração ao lado vemos uma chapa presa a uma morsa de bancada sendo dobrada com o auxílio de um macete. Curvamento Curvamento é a operação feita pela aplicação de curva ao material produzido.

O dobramento é uma operação onde ocorre uma deformação por flexão. Quando um metal é dobrado, a sua superfície externa fica tracionada e a interna comprimida. Estas tensões aumentam a partir de uma linha interna neutra, chegando a valores máximos nas camadas externa e interna.

ABNT NBR 14842 – Critérios para a qualificação e certificação de inspetores para o setor de petróleo e gás, petroquímico, fertilizantes, naval e termogeração (exceto nuclear) • ANSI/AWS A3. 0 Standard Welding Terms and Definitions • ANSI/AWS A2.

O ensaio de flexão possui grande importância para a segurança e correto funcionamento de equipamentos e estruturas que dependam de boa resistência à ruptura durante esforços que submetam a barra a movimentos de flexão.

Basicamente, o ensaio de flexão diz respeito à aplicação de uma carga crescente em um corpo de prova. Conforme a intensidade da força aplicada aumenta, a deflexão (ou flecha) do CP analisado é monitorada.

Ensaios Mecânicos: Tração, Flexão, Impacto, Queda de dardo, Rasgamento, Dureza Shore, Compressão e Abrasão.

Cantos vivos ou raios pequenos podem provocar a ruptura duran- te o dobramento. Em geral, a determinação do raio de curvatura é função do projeto ou desenho da peça, do tipo de material usado, da espessura da peça e do sentido da laminação da chapa.

Existem diversos meios de realizar o ensaio de dureza. Atualmente, o método mais utilizado é o por penetração, no qual uma carga é realizada por um determinado período de tempo sobre uma superfície através de um penetrador. A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.

Os principais tipos de solicitações empregados para o estudo da fadiga são: torção, tração-compressão, flexão e flexão rotativa.

Os dobramentos são movimentos responsáveis pelo surgimento de regiões de grandes altitudes, das quais podemos destacar os Alpes, a Cordilheira dos Andes e do Himalaia, todas surgiram por meio do encontro entre duas placas litosféricas.

Os dobramentos fazem com que as regiões cranial e caudal se movam ventralmente, conforme o embrião se alonga. Os dobramentos mediano e horizontal serão descritos detalhadamente a seguir.