O que é um indicador de qualidade?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).

Os indicadores servem para medir o desempenho de alguma coisa, são mais comuns nas áreas de vendas, financeiro e marketing, onde os resultados são mais fáceis de mensurar. Porém, no setor de Recursos Humanos, essa ferramenta é muito importante para transformar o subjetivo em objetivo.

Por isso, entenda as características de cada um para usar corretamente em seu negócio.

  1. 1 – Indicadores de produtividade. ...
  2. 2 – Indicadores de qualidade. ...
  3. 3 – Indicadores de capacidade. ...
  4. 4Indicadores estratégicos.

Os indicadores podem ser descritos como três tipos – resultado, processo ou estrutura – como proposto pela primeira vez por Avedis Donabedian (1966).

7 exemplos de indicadores de desempenho empresariais

  • Indicadores de lucratividade. ...
  • ROI. ...
  • Valor do Ticket Médio. ...
  • Conversão em Vendas. ...
  • Faturamento por pessoa. ...
  • Produtividade. ...
  • Rotatividade ou Taxa de Turnover.

A seguir, listamos 5 indicadores indispensáveis para uma gestão estratégica, independentemente do seu segmento de atuação no mercado.

  • Indicador de eficiência. ...
  • Indicador de Segurança/Qualidade. ...
  • Indicador de Eficácia. ...
  • Indicador de Efetividade. ...
  • Indicador de Atendimento.

Exemplos de indicadores de performance de uma empresa

  • Taxa de absenteísmo;
  • Índice de retrabalho;
  • Índice de produtividade;
  • Total de vendas realizadas;
  • Nível de satisfação com atendimento.

7 principais tipos de indicadores de qualidade

  1. Indicador de eficiência. ...
  2. Indicador de eficácia. ...
  3. Indicador de efetividade. ...
  4. Indicador de atendimento. ...
  5. Indicadores de qualidade de satisfação. ...
  6. Indicador de segurança. ...
  7. Indicador de turnover.
  1. Estabeleça os objetivos da empresa. Pense nos KPIs como elementos que indicam o quanto você está próximo ou distante de atingir um objetivo. ...
  2. Defina quais aspectos estratégicos serão observados. ...
  3. Liste os indicadores que serão medidos. ...
  4. Crie metas para seus KPIs. ...
  5. Monitore os indicadores periodicamente e faça ajustes.

Elas ajudam a mensurar o progresso e o sucesso ao longo do tempo, permitindo que as estratégias sejam ajustadas, se necessário, para que os objetivos sejam alcançados de maneira mais eficaz.

Esta avaliação mais aprofundada dá espaço para os três passos de definição de indicadores, são eles: fatores-críticos, desenvolvimento de indicadores, seleção de indicadores.

Os indicadores de desempenho empresarial são instrumentos que demonstram o progresso das estratégias elencadas pelas empresas dentro de uma metodologia de vendas, Por meio desses KPIs fica mais fácil entender quais são as possibilidades de melhoria, o que pode continuar do jeito que está e o que precisa ser aprimorado.

Indicadores estratégicos são instrumentos que permitem a mensuração das ações estratégicas adotadas por uma empresa.

Os componentes básicos de um indicador de desempenho incluem a medida, grandeza puramente qualitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; e a fórmula, um padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

indicadores de desempenho ou sinalizadores; indicadores organizacionais: que podem ser estratéticos ou táticos; indicadores gerenciais: que podem ser de insumo, de processo, de produto ou de impacto; indicadores de tendência versus de resultado.

Os exemplos de indicadores de gestão que você irá conferir a partir de agora estão divididos de acordo com as seguintes áreas do negócio:

  • Indicadores Financeiros.
  • Indicadores de Marketing.
  • Indicadores de Vendas.
  • Indicadores de Estoque.
  • Indicadores de Riscos.
  • Indicadores de Competitividade.
  • Indicadores de Recursos Humanos.

Quais os tipos de indicadores?

  • Indicadores de resultado.
  • Indicadores de processo.
  • Indicadores de equilíbrio.