O que é um líder estratégico?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Um líder estratégico realiza toda a diferença para o alcance das metas da equipe. Isso porque pessoas inspiradas se mostram mais produtivas. Por isso, se torna importante a presença de perfil de liderança para a criação das condições que farão com que a equipe alcance os objetivos definidos.

O líder é aquele profissional que tem a capacidade de atrair e guiar de forma inspiradora todos que estão ao seu redor. No ambiente de trabalho, o líder caminha junto com o time para obter resultados, está sempre no mesmo barco que a sua equipe e por decisão própria.

Um líder estratégico deve ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças e aproveitar novas oportunidades. Isso envolve estar aberto a novas ideias, aprender com a experiência e estar disposto a mudar de rumo quando necessário.

Os autores definiram quatro estilos de liderança: direcionador, orientador, apoiador e delegador. Vamos entender o funcionamento de cada um deles. Direcionador: O líder é autocrático e determina as ações dos seus subordinados, informando o que deve ser feito e como a tarefa deve ser realizada.

As quatro estratégias para implantar uma liderança positiva são: Cultivar um clima positivo. Desenvolver Relacionamentos positivos. Ter uma comunicação positiva.

Um líder de qualidade tem a postura certa para ser visto e entendido como tal. E começa pela maneira como você deve se vestir. Isso significa dizer que a sua aparência deve chamar pouco a atenção das pessoas. Ou seja, você deve ser percebido pelas atitudes e não pelo seu look diário.

O líder é o grande responsável pela condução das equipes na execução das tarefas, garantindo que elas sejam cumpridas com excelência. Além disso, ele é encarregado de observar quais são as questões e problemas que estão ocorrendo no momento e saber como resolvê-las da melhor forma.

É preciso saber comandar, ouvir, orientar, engajar, reconhecer, valorizar, incentivar e agir alinhado à missão, visão e valores da empresa, sem descuidar da moral e satisfação dos colaboradores. Não é tarefa fácil, mas algumas características de um líder fazem dessa uma empreitada de sucesso.

Um bom líder é aquele que possui a habilidade de comunicar-se de maneira clara, confiante e honesta. Além disso, ele precisa saber ouvir, estando sempre disponível e receptivo aos seus liderados.

As 3 principais origens dos defeitos de um líder:

  • Falta de pensamento estratégico;
  • Não assumir responsabilidades pelos resultados;
  • Não construir relacionamentos fortes.

Falta de foco – gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo, geram desmotivação; Excesso de foco – o extremo oposto também é ruim.

Sendo assim, podemos perceber que o melhor estilo de liderança é aquele que se adapta à situação vivenciada pelo líder e sua equipe. E que, portanto, o líder deve ser flexível para transitar entre os variados estilos, se adequando a cada colaborador e respeitando suas características.

Um líder de equipe dá orientação e instruções a um grupo de trabalho sobre um projeto ou portfólio de projetos. Os líderes estão a cargo de delegar o trabalho, supervisionar o progresso rumo às metas e assessorar os membros da equipe conforme necessário.

Liderança democrática
Há espaço para debate de ideias e troca de experiências. A liderança democrática tem se mostrado bastante efetiva, pois cria um senso de responsabilidade nos profissionais, sem impactar os índices de produtividade.

Atualmente, os tipos de liderança mais comuns são a democrática, a liberal e a autocrática, baseadas na Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes.

A liderança se trata da habilidade de motivar e inspirar as pessoas, orientando para que os objetivos finais sejam cumpridos da melhor forma possível.