O que é um movimento centrípeto?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 9 votos

Força centrípeta é a força resultante que atua sobre um corpo e descreve um movimento em trajetória circular. É responsável por alterar a direção da velocidade do corpo e, além disso, aponta sempre para o centro das curvas, de modo que o ângulo formado entre essa força e o vetor velocidade seja sempre de 90º.

A força centrípeta difere da força centrífuga no sentido, sendo que a centrípeta exerce sentido para o centro do círculo que o movimento executa e a centrífuga tem seu sentido na direção oposta.

Ao contrário da aceleração centrípeta, que aponta para o centro da trajetória, a aceleração centrífuga aponta para fora (na mesma direção da centrípeta, mas em sentido contrário). Contudo, a força centrífuga é uma força fictícia, uma pseudo força, ou, ainda, uma força inercial.

A força centrípeta está sempre normal (perpendicular) à velocidade, e sua função é alterar a direção do vetor velocidade. Ela está sempre apontando para o centro de curvatura da trajetória (direção radial), ou seja, “para dentro” da trajetória.

Ao fazer uma curva, sentimos o efeito da força centrífuga, a força que nos "joga" para fora da curva e exige um certo esforço para não deixar o veículo sair da trajetória. Quanto maior a velocidade, mais sentimos essa força.

Uma moto em um globo da morte está sujeita a cair quando estiver em seu ponto mais alto, para que isso não ocorra é necessário ter uma velocidade mínima naquele ponto.

A unidade de medida da aceleração centrípeta é m2/s . Ela é calculada principalmente através da divisão entre o quadrado da velocidade escalar e o raio. A aceleração centrípeta é calculada também através do produto entre o quadrado da velocidade angular e o raio.

Força centrípeta: o veículo é jogado para dentro da curva, pois a traseira se desprende do chão.

A força centrífuga é uma força inercial observada em trajetórias curvilíneas que nos causa a sensação de sermos puxados para fora dos objetos. A centrifugadora laboratorial utiliza a força centrífuga a fim de separar os componentes sanguíneos para as análises.

(ENEM) As centrífugas são equipamentos utilizados em laboratórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrífuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de líquidos misturados entre si.

A aceleração centrípeta (ac), também chamada de aceleração normal ou radial, é um tipo de aceleração que ocorre nos corpos que realizam uma trajetória circular ou curvilínea. Essa grandeza aponta para o centro da curvatura da trajetória, sendo perpendicular à velocidade.

Aceleração centrípeta é uma propriedade presente nos corpos que descrevem um movimento circular. Trata-se de uma grandeza vetorial que aponta para o centro da trajetória, além disso, seu módulo é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo e inversamente proporcional ao raio da curva.

Velocidade da centrífuga
Essa velocidade comumente é medida em Rotações Por Minuto (RPM). As velocidades variam entre 0 e 7.500 RPM, para centrífugas de baixa velocidade, chegando até 20.000 RPM ou mais.

Ela aponta na direção do raio do movimento e é calculada pela velocidade escalar do móvel elevada ao quadrado, dividida pelo raio da circunferência.

Isaac Newton

Isaac Newton cunhou o termo "força centrípeta" (vis centripita) em suas discussões sobre a gravidade no seu trabalho "De Motu Corporum", de 1684.