O que é um número oculto?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quando a chamada é feita no modo restrito, privado ou oculto, não é possível realizar a identificação do autor, pois o app não teve acesso ao número que fez a ligação.

Isso pode acontecer pelos seguintes motivos: 1 – O números estão cadastrados de maneira errada na agenda e/ou sem o código DDD na frente do número. *Confira a agenda. 2 – Os números estão salvos no chip ao invés de estarem cadastrados no celular.

Receber chamadas de números que não conhece nem sempre representa um risco. Pode simplesmente tratar-se de um contacto seu que mudou de número de telemóvel e esqueceu-se de avisar.

Com certeza você já passou por isso: recebe a chamada de um número desconhecido, atende e, então, a pessoa do outro lado da linha desliga. Estas são as robocalls, e elas estão na mira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como ocultar meu número no Android?

  1. Vá até o discador e clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela. Depois toque em “Configurações”;
  2. Em seguida, role a tela e clique em “Serviços Complementares”;
  3. Por fim, toque em “Exibir seu ID de Chamada” e selecione a opção “Nunca”.

Como ligar restrito

  1. Abra o app Telefone no seu celular;
  2. Insira o código #31#;
  3. Depois, digite o número de telefone do destinatário;
  4. Inicie a ligação normalmente.

No Android, torne seu número privado em Configurações > Chamadas > Configurações adicionais > ID do chamador > Ocultar número.

Mesmo com o número bloqueado, as empresas de telefonia e os bancos tem permissão de ligar para você em alguns casos: para fazer cobranças de dívidas ou fazer pesquisas de satisfação sobre os seus serviços - desde que não ofereçam outros produtos.

Apenas com nosso número de telefone e usando criatividade e um pouco de "engenharia social" (técnicas de manipulação usadas por cibercriminosos), os hackers podem facilmente convencer os serviços de atendimento ao cliente de nossa operadora de que o número pertence a eles - e não aos verdadeiros donos.

1 666 666 6666
A mensagem dizia “SATAN” (referência à Satanás, personagem bíblico inimigo de Deus) e teria sido enviada 48 vezes por números totalmente diferentes.

A mecânica do sistema é a seguinte: um disparador automático pega grande quantidade de números telefônicos e faz as chamadas. Quando o primeiro consumidor atende, o sistema é desarmado. Por isso, quando os outros fazem o mesmo, ninguém responde ao contato.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas de operadoras e instituições financeiras. Além desse serviço com abrangência nacional, existem outros estaduais que também podem te ajudar.

Como recuperar conversas escondidas

  1. Abra o WhatsApp, role a tela até o final e toque em “Arquivadas”;
  2. Toque e segure o dedo sobre a conversa que deseja recuperar, até algumas opções surgirem na parte superior;
  3. Toque no ícone de “Desarquivar” (uma caixinha com uma seta para cima).

Esse truque permite que o contato seja “apagado” da sua lista. Desse modo, você não poderá buscá-lo entre os demais contatos, uma vez que ele não fará parte dessa lista. Além disso, para enviar mensagens, é preciso que a conversa já exista no WhatsApp.

Isso é possível graças à ferramenta Locker for Whats Chat App, também disponível gratuitamente na Play Store. Ele permite que você bloqueie, especificamente e com senhas diferentes, um grupo ou uma conversa com um contato.

Abaixo estão os cinco principais sites que permitem que você envie mensagens de texto anônimas, sem a divulgação de sua identidade.

  1. 1:Smsti.in.
  2. 4:Spicesms.com.
  3. 5: Foosms.com.

Resumindo, não é possível descobrir quem te ligou se o número marca como restrito (privado, oculto, etc), somente a operadora por meio do seu sistema pode informar quem te ligou.

Por enquanto, o único meio oficial para consultar a titularidade de um número é através do site Qual Empresa Me Ligou. No entanto, esse tipo de informação poderá chegar direto na tela dos celulares, permitindo que o consumidor identifique com maior precisão antes de atender a chamada.