O que é um padrão primário o que é um padrão secundário?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Padrão primário é uma solução com alta pureza e menos reatividade. Um padrão secundário não é tão puro e é quimicamente mais reativo do que os padrões primários. Esta é a principal diferença entre os padrões primários e padrões secundários.

O padrão primário é definido como um composto (ou reagente) de alta pureza, passível de ser pesado e ser utilizado de forma direta. De acordo com vários autores, para que determinado composto seja considerado padrão primário, ele deve possuir as seguintes características: Sua pureza deve ser >99,9%;

Em resumo, uma solução padrão analítico secundário é aquela em que a concentração do soluto dissolvido não foi definida via pesagem direta da substância dissolvida, mas, sim, pela titulação com uma solução padrão primária.

Alguns outros exemplos de padrões primários: Trióxido de arsênio para produzir solução de arsenito de sódio para a padronização de soluções de periodato de sódio, também para soluções iodo e soluções de Sulfato de cério (IV) padronizadas por tiossulfato de sódio)

Requisitos para um padrão primário: 1 Alta pureza (99,9% m/m ou superior) 2 Fácil obtenção, dessecação e conservação. 3 Estabilidade à atmosfera 4 Não deve ser higroscópico. 5 Deve ser bastante solúvel.

O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvidos no sólido.

Qual a definição de um reagente primário? O reagente primário é aquele que pode ser preparado diretamente, ou seja, pesado de forma direta com a maior precisão possível e diluído em um balão volumétrico, com solvente adequado (o que comumente é a água destilada ou deionizada).

Significado de Padrão
Norma determinada e aprovada consensualmente pela maioria, ou por uma autoridade, que é usada como base para estabelecer uma comparação. Aquilo que serve para ser imitado como modelo; protótipo. [Figurado] Nível de qualidade; classe: escola de alto padrão.

A titulação é uma das técnicas de laboratório mais utilizadas quando se quer determinar a concentração de uma solução. Isso é feito por meio da reação dessa solução com outra de concentração conhecida. O volume de ambas é determinado experimentalmente.

São características de um padrão primário com exceção de: Ser higroscópico.

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas adotando os seguintes critérios: Estado de agregação, Razão soluto/solvente e Natureza das partículas dispersas. Estado de agregação: quanto a este aspecto, as soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.

Os reagentes grau analíticos
Em princípio, um reagente grau analítico é uma categoria de reagentes químicos que se caracteriza por ter uma alta pureza e precisão na composição. Dessa forma, utiliza-se esse reagente para uso em análises químicas quantitativas e qualitativas de alta sensibilidade e precisão.

A diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência é o que chamamos de erro da titulação. Normalmente o erro da titulação pode ser estimado por uma titulação em branco, ou seja, a execução do mesmo procedimento sem a presença do analito.

BRANCO: é uma matriz com quantidades imensuráveis ou negligenciáveis do componente de interesse. Causam mudança de cor próximo ao ponto de equivalência. Respondem a certas propriedades da solução que muda de características durante a titulação. Ex: Medida de pH, condutividade, potencial, corrente, temperatura, etc.

DEFINIÇÃO: É UM PROCEDIMENTO QUE PERMITE DETERMINAR A CONCENTRAÇÃO EXATA DE UMA SOLUÇÃO, GERALMENTE PARA USÁ-LA EM UMA ANÁLISE VOLUMÉTRICA (QUANTITATIVA).

Resposta verificada por especialistas
São soluções com alto teor de pureza, estáveis. Nem todas ás soluções podem ser padrões primários porque não apresentam estabilidade, não são puros, alguns são higroscópico (absorvem umidade da água).

É uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises por titulação volumétrica. Esta solução é usada para determinar a concentração do analito.

O carbonato de sódio de pureza elevada, é o padrão primário mais utilizado para padronização de ácidos.

Entre os reagentes químicos podemos distinguir:

  • reagentes quimicamente puros (ch.pr.) – conteúdo da substância principal na faixa de 99,99-99,999%. ...
  • reagentes puros para análises (prfa.) ...
  • reagentes espectralmente puros (espectr.pr.) ...
  • reagentes puros (pr.) ...
  • reagentes técnicos (techn.)

Um reagente é uma substância (elemento ou composto) que é consumida no decorrer de uma reação química. Um produto de reação é uma substância formada no decurso de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.