O que é um rebanho de ovelhas?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

substantivo masculino Conjunto de gado lanígero e de alguns outros animais cuja guarda é confiada a um pastor: rebanho de carneiros, de cabras etc.

Ovinocultura: criação e manejo de ovinos de corte / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

4 dicas para criar um rebanho de ovelhas

  1. Crie uma estrutura adequada aos animais. Cochos, bebedouros, abrigos e cercas fazem parte da infraestrutura necessária. ( ...
  2. Compre matrizes de boa qualidade. ...
  3. Considere cuidados com a alimentação dos ovinos. ...
  4. Atente-se à saúde dos animais.

A Bíblia compara a Igreja com um rebanho de ovelhas. O povo escolhido é formado por ovelhas e Deus é o seu pastor. Mas esse título de ovelha não foi selecionado por acaso, pois traz verdades profundas da identidade do crente e das suas necessidades espirituais.

Várias teorias surgiram na internet e algumas pessoas especulam que o comportamento pode ser uma forma de se protegerem de predadores. Outra das teorias defende que as ovelhas podem estar doentes com listeriose, uma doença que pode inflamar um lado do cérebro e faz com que as ovelhas se comportem de forma estranha.

Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

A liderança permanece com Castro (PR), com 381,7 milhões de litros. O rebanho de suínos cresceu 3,2% em 2021, chegando a 42,5 milhões de animais, o recorde da série histórica.

O pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar e guardar animais como ovelhas, cabras e outros. A função do pastor é cuidar de seus animais, garantindo a saúde, a segurança e o bem-estar de cada um deles.

É comum ainda que os animais que são agrupados e classificados como gado sejam chamados de rebanho. E os rebanhos podem ser de animais nomeados, por exemplo, como: bovinos (bois e vacas), caprinos (cabras e bodes), equinos (cavalos), suínos (porcos), ovinos (ovelhas e carneiros), entre outros.

A criação de caprinos e ovinos tem sido uma alternativa de alimentação para boa parte dos brasileiros, principalmente para os nordestinos. Além da carne e do leite, o couro ou a lã têm permitido também a obtenção de uma renda extra para os pe- quenos criadores.

Importância econômica A criação de ovelhas (ovinocultura) é uma atividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos, pois este animal pode fornecer leite, lã, couro e carne. No Século XXI as ovelhas ainda constituem importância vital na economia de vários países.

A ovelha é um animal fêmea de pastagem que se alimenta de gramíneas. Produz um leite considerado suave, com menos teor de gordura. Atinge a maturidade sexual de 6 a 12 meses e geralmente tem apenas um filhote por vez. Pode gestar de duas a três vezes ao ano, com duração média de cinco meses.

curral — Há várias hipóteses para a origem deste vocábulo, mas todas mais ou menos convergem para a matriz latina currus, “carro de duas rodas, de tração animal”, de onde se derivou currale, “lugar onde se guardam os carros e os animais para puxá-los”.

Devem ser alimentados com volumosos de alta qualidade (silagem de milho ou sorgo, capim elefante picado e fenos de boa qualidade), a vontade e ração concentrada, com 16-18% de proteína, na quantidade de 2-4% do peso vivo.

O que é: Um abrigo simples, um curral cercado. Propósito: Proteger o rebanho de ovelhas contra predadores e ladrões, sobretudo à noite.

7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a aporta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim asão ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pasto.

O rebanho de Deus
As ovelhas de um rebanho ficam protegidas à noite em um redil ou aprisco, um grande cercado, muitas vezes construído com paredes de pedra. Esse aprisco possui apenas uma abertura. No final do dia, o pastor chama as ovelhas. Elas conhecem sua voz e, pela porteira, entram na segurança do aprisco.

A rejeição entre os animais acontece por uma questão de sobrevivência, ou seja, se sua ovelha não pariu bem em função de uma baixa condição corporal, subnutrição ou qualquer outro fator que a impossibilite de sobreviver e conciliar a sua sobrevivência com produção de leite, ela não cuidará do seu cordeiro.

Continuar lendo Quem lidera o rebanho?