O que é um silvo?

Perguntado por: abittencourt8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

substantivo masculino Som emitido pelas cobras; assobio. Qualquer som agudo, duradouro e prolongado; sibilo. Som produzido pelo apito; apito.

2 apito, assobio, sibilo.

Apenas cinco modos de apitar: um silvo breve significa pare; dois silvos breves, siga; um silvo longo determina que se diminua a marcha, um longo e um breve acione o farol, e dois silvos longos desça do veículo.

Os sons emitidos pelo apito têm significados diferentes, veja abaixo: Um silvo breve: significa “siga”; Dois silvos breves: significa “pare”; Um silvo longo: significa “reduza a velocidade”.

Existem diversos tipos de apitos disponíveis no mercado, mas vamos focar em dois tipos principais: apito esportivo e apito de segurança.

Dois apitos rápidos: indica parada obrigatória, para motoristas ou pedestres, de acordo com a indicação do agente. Apito longo: pedido para reduzir a velocidade, ou parar o veículo.

1 Silvo Breve: Liberar o trânsito no sentido indicado pelo agente; 2 Silvos breves: Indicar parada obrigatória; 1 Silvo longo: Quando for necessária a diminuição das marchas.

Hom./Par.: silvo (fl. de silvar).] s. m. || assobio ou som agudo emitido pelas cobras.

É uma sinalização executada pelo agente de trânsito e pelo condutor de veículo utilizando instrumentos sonoros tais como apitos, buzina e sirenes. O condutor de veículo, quando quer advertir alguém, utiliza a buzina, restringindo-se a um toque breve.

3ª) a desobediência ao sinal de parada obrigatória, representado pelo gesto do agente de trânsito, acompanhado ou não do sinal sonoro: 2 silvos breves do apito (neste caso, a infração também é do artigo 208, e não do artigo 195, “desobedecer às ordens emanadas pelo agente de trânsito”, como alguns imaginam).

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 diz que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade terá prioridade de passagem.

Em resumo, quando há vias que se cruzam sem sinalização, a preferência é do veículo que estiver à direita do condutor. No caso de rotatórias, a preferência será daquele motorista que já estiver circulando por ela. E quando o fluxo for proveniente de uma rodovia, a preferência será de quem já estiver circulando por ela.

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.

O braço levantado verticalmente, com a palma da mão para frente, é uma ordem para parada obrigatória de todos os veículos. O braço estendido horizontalmente, com a palma da mão para frente, é uma ordem para diminuir a velocidade.

Os sinais de Advertência têm a função de advertir o usuário da via, da existência adiante, de um perigo ou situação inesperada à frente, na via ou adjacente a ela bem como de sua natureza.

Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) — Polícia Rodoviária Federal.

O apito é um instrumento de sopro utilizado tanto para música, sinalização desportiva e de trânsito como também para sinalização de emergência. O som é produzido pela vibração do ar ao passar por uma aresta. Era tradicionalmente feito de madeira, mas hoje usam-se apitos feitos de metais como o bronze.