O que é um símbolo celta?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O símbolo celta representava harmonia entre os integrantes das tribos. Ele é composto por três raios que conduzem a um caminho para um ponto alto de três pontos todos rodeados por três círculos.

Era um símbolo muito comum na civilização Celta devido ao seu enorme poder de proteção. Encontrado inscrito em pedras, capacetes e armaduras de guerra, era interpretado como a interconexão e interpenetração dos níveis Físico, Mental e Espiritual.

A mão de Fátima, ou Hamsa: símbolo de proteção universal
O símbolo é uma simbolização em forma de mão dos cinco chakras do budismo, retratando cinco bênçãos: Amor, Dinheiro, Saúde, Sabedoria e Poder.

Os celtas foram um conjunto de povos que existiu de 600 a.C. a 600 d.C. e que surgiu a partir da evolução cultural de populações que habitavam na Europa Central. Com o tempo, esses povos espalharam-se por todo o continente europeu e chegaram até a região da Ásia Menor, na atual Turquia.

Cernuno

Cernuno (em latim e nos idiomas celtas, Cernunnos) é o nome convencional dado nos estudos celtas às representações do deus com chifres do politeísmo celta.

O termo celta era utilizado para referir-se aos povos que habitavam o norte das regiões litorâneas do mar Mediterrâneo. Era uma forma de generalizar uma variedade de povos que possuíam características em comum, e essa visão grega era apenas fruto do desconhecimento dessas culturas.

Políbio nos conta que os gálatas (termo também utilizado para se referir aos celtas) eram guerreiros fortes e bravos, tinham uma estatura mais alta do que dos gregos, e um porte físico mais acentuado; possuíam a pele mais branca, e entre seu povo era mais comum haverem pessoas de cabelos louros e olhos claros, pois em ...

Por ser tão atrelado à luta de causas sociais, o anel de coquinho passou a ser utilizado pela comunidade LGBT e está ligado à orientação e à identificação sexual. Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda.

Para algumas pessoas o uso de uma aliança na cor preta pode representar o luto por seu amor verdadeiro que partiu. Algumas crenças fazem disso um costume sobre o valor do casamento. Já para outras pessoas as alianças na cor preta representa uma vida cheia de desafios para viver e superar!

Olho grego
Certamente você já viu em algum lugar o famoso olho grego, aquele olho azul com branco. Ele também é conhecido como olho turco, ou Nazar, e carrega um grande poder de afastar a inveja, proteger contra o mal e afastar energias ruins de quem o utiliza.

Eles são usados, principalmente, pelos que procuram uma proteção para o corpo. “Alguns exibem símbolos básicos como cruz, seta, estrela, machado, espadim e medalhas de santos populares”, escreve Lody, lembrando que os que trazem santos católicos, normalmente, pertencem aos adeptos da umbanda.

O trevo de quatro folhas é um dos mais conhecidos símbolos de boa sorte. Reza a lenda que quando é encontrado na natureza, a pessoa terá sorte para sempre. A ideia para a ambientação é usar o símbolo na casa ou local de trabalho, pois é um objeto que atrai muito sucesso.

Entre as línguas faladas pelos celtas estão as do ramo gaélico, como o gaélico irlandês e o escocês, e as do ramo britônico, como o galês e o bretão.

Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil.

Como já foi dito, a falta de um governo central entre as tribos celtas, fez da grande expansão o motivo de sua decadência. Os celtas foram o primeiro povo a se submeter ao Império Romano, tanto que no final do século II a.C. a Gália Cisalpina e a Celtibéria já eram territórios conquistados.

Pesquisa da origem Celta
Um teste de DNA da iGENEA lhe oferece uma ideia, se o(a) senhor(a) possui raízes Celtas. Com base em suas características genéticas específicas, podemos determinar a sua ancestralidade e dizer de qual linha provém a descendência Celta (paterna, materna ou ambas as linhas).

Panteão céltico (principais deuses):
Oengus: deus do amor, vive periodicamente na forma de um cisne. Lug: deus e luz do sol, é representado por um corvo. Cernunnos: deus subterrâneo, é representado com um chifre na cabeça. Ogma: deus da fala e da eloquência, leva consigo um grupo de homens acorrentados.

Foi uma das maiores guerreiras da Europa do século 1 e, no século 19, acabou adotada pelos britânicos como uma musa inspiradora e uma espécie de matriarca da identidade nacional. Atualmente, uma estátua pomposa da rainha pode ser vista nos arredores do Big Ben.

Alguns animais também tinham sua simbologia - o touro, por exemplo, estava representava a fertilidade e a serpente ligada à sabedoria. A crença na alma e na vida após a morte está presente no druidismo. Os celtas acreditavam na existência do “Outro Mundo”, aonde residem os antepassados e demais espíritos.