O que é uma cadeia alifático?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.

A principal utilização dos hidrocarbonetos é na produção de combustíveis, pois boa parte deles tem bom potencial energético. Por isso, estão presentes na constituição do gás natural, do gás liquefeito de propano (mistura de propano e butano), gasolina, diesel, além de combustível para aviação e navios.

Cadeias alifáticas, acíclicas ou abertas
Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.

Compostos alifáticos são aqueles que apresentam cadeia carbônica aberta, contendo ou não insaturações. Um composto alicíclico é aquele que apresenta anéis, saturados ou insaturados, sem a presença de anéis de benzeno. Já um composto aromático apresenta pelo menos um anel de benzeno em sua estrutura.

Dentre os hidrocarbonetos alifáticos estão o heptano, hexano e benzina. Esses solventes também podem ser encontrados na composição de materiais, como as tintas e os removedores de manchas.

– Os hidrocarbonetos alifáticos são aqueles que não têm um anel aromático, por não derivar do benzeno. O seu nome deve-se ao facto de que eram obtidos a partir de uma decomposição de óleos e gorduras, tendo origem na palavra grega aleiphar.

Alcanos ou parafinas são hidrocarbonetos alifáticos saturados, ou seja, possuem cadeia aberta com somente simples ligações entre os carbonos de sua cadeia carbônica principal.

Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Classificação do carbono das cadeias carbônicas

  1. Carbono primário: está ligado a um único carbono, ocupando a extremidade das cadeias.
  2. Carbono secundário: está ligado a dois outros átomos de carbono.
  3. Carbono terciário: está ligado a três átomos de carbono.
  4. Carbono quaternário: está ligado a quatro átomos de carbono.

Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição.

Quimicamente falando, o petróleo apresenta milhares de compostos diferentes, formando uma mistura muito complexa. Entre os principais componentes estão os hidrocarbonetos que chegam a atingir 98% da composição total (Clark e Brown 1970).

Entre os componentes mais tóxicos estão o benzeno, tolueno e xilenos.

As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.

Heterocíclicas: apresentam heteroátomos. Saturadas: os átomos de carbono se ligam entre si exclusivamente por ligações simples. Insaturadas: apresentam pelo menos dois átomos de carbono ligados por dupla ou tripla ligação. Obrigada pela atenção!!

Um composto só é classificado como aromático se em sua estrutura molecular conter um anel benzênico. Repare na presença de vários anéis benzênicos unidos entre si, este composto recebe o nome de Benzopireno e se faz presente nas carnes grelhadas.

Os compostos aromáticos são compostos orgânicos que contêm um anel de benzeno nas suas moléculas ou que possuem propriedades químicas idênticas às do benzeno. Estes compostos são não saturados (apresentam ligações duplas e triplas), no entanto eles não tomam facilmente parte em reações de adição.