O que é uma escala de pH?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A escala de pH é um instrumento que define o grau de acidez de uma solução aquosa dentro de um intervalo que varia de 0 a 14. Comparando o valor de pH medido para uma solução com a escala de pH, é possível determinar se essa solução possui caráter ácido, básico ou neutro.

O método comum de determinação de pH começa a partir de 1,0 mol/L e valores menores, uma vez que trata de soluções diluídas. Isso ocorre porque 1,0 mol/L é o limite superior onde atividade iônica e concentração podem ser consideradas iguais, e este é o motivo que a faixa de medição de pH se encontra entre 0-14.

A medição do pH é utilizada para a determinação de alcalinidade e acidez de substâncias. É bem comum que esta medida seja observada em diversos setores da indústria, especialmente na indústria alimentícia e de cosméticos, que tem contato direto com pessoas.

O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).

Alimentos como feijão, ovos, farinhas, cacau, álcool, azeitona, queijo, carnes, peixes, açúcar, leite, refrigerante, café e pimenta contribuem para tornar o pH mais ácido – portanto, devem ser evitados em casos de acidose.

Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino.

O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio.

Apesar da escala estar limitada entre 0 e 14, há também substâncias que admitem unidades maiores ou menores que estas grandezas. O HCl, um ácido forte, por exemplo, possui pH = -1,00.

7 e 5

O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (equivalente à água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, assim o pH natural da pele é ligeiramente ácido.

O potencial Hidrogeniônico, pH, é uma escala que mede o grau de acidez e de alcalinidade presente no nosso organismo, que vai de 0 (ácidez máxima) até 14 (alcalinidade máxima).

pHmetro

O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro.

O que é pH? O pH é uma grandeza que indica o grau de acidez ou basicidade de uma solução aquosa. O termo pH foi introduzido pelo químico dinamarquês Søren Sørensen em 1909, sendo uma abreviação de "potencial de hidrogênio". A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7 considerado neutro.

De inicio é importante saber que o termo “pH” refere-se ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Isso quer dizer que o pH é sobre a concentração de íons de hidrogênio (H+) em um composto. De acordo com essa concentração, podemos saber se trata-se de uma solução ácida, neutra ou alcalina.

Os mais conhecidos são: fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol. O indicador universal apresenta o pH em uma ampla faixa de indicação e mudança gradual de cor, pois é composto de uma mistura de indicadores.

5

O pH da Coca-Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca-Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.

6-6

O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC.

A sigla pH significa potencial (ou potência) hidrogeniônico e indica o teor de íons hidrônio (H3O+(aq)) livres por unidade de volume da solução. Quanto mais hidrônios houver no meio, mais ácida será a solução.

O pH ácido provoca sintomas como falta de ar, palpitações, vômitos, sonolência. e desorientação. No casos mais graves, pode ainda provocar a morte, se não for tratado adequadamente.

Quando o pH está abaixo de 7,0 (ácido), a água se torna irritante aos olhos e mucosas, além de provocar o aumento da corrosão nas tubulações e equipamentos. Já o pH acima de 7,8 pode interferir no processo de desinfecção dos derivados clorados, tornar a água turva e iniciar o processo de incrustações.

O cérebro regula o volume de dióxido de carbono que é exalado através do controle da velocidade e da profundidade da respiração (ventilação). O volume de dióxido de carbono exalado e, consequentemente, o pH sanguíneo, aumentam quando a respiração se torna mais rápida e mais profunda.

Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo. Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.