O que é uma estrutura funcional?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A estrutura funcional é a que divide a empresa em departamentos, sendo a mais comum nas organizações. Os profissionais são alocados de acordo com sua área de atuação, sendo que cada departamento tem um líder.

Na organização funcional, o que diferencia as funções e responsabilidades dos colaboradores são os papéis assumidos por cada um, e não a hierarquia — como acontece na organização linear. Isso significa que ela é dividida em áreas especializadas, como financeiro, marketing, recursos humanos, entre outras.

A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional onde os funcionários são agrupados ao mesmo tempo por duas dimensões operacionais diferentes. Em contrapartida, a estrutura funcional divide a organização com base em áreas funcionais especializadas, como produção, marketing e vendas para fins de gestão.

Uma das características mais marcantes da estrutura funcional é o fato de que as decisões são tomadas de forma descentralizada. Como a companhia está dividida de acordo com funções, cada setor tem autonomia para tomar suas próprias decisões e direcionar suas atividades.

Organização linear: nessa, o nível de especialização é baixo na organização online. Organização funcional: o nível de especialização é alto na organização funcional.

A Estrutura Organizacional Funcional minimiza os conflitos sobre quem deveria fazer o que, pois cada atividade é pensada e distribuída inicialmente. Dessa forma, ela permite que a empresa funcione como uma máquina, com cada peça cumprindo a sua função, aumentando a produtividade e eficiência das equipes.

1- Estruturas em linha, funcional e linha-staff
Esta é uma estrutura bastante rígida, com pouca troca de informações, típica de empresas em que se segue uma estrutura burocrática e pouco colaborativa. Atualmente é pouco usada, mas já caracterizou organizações militares, religiosas e até acadêmicas, no passado.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Aumento da produtividade
Pessoas em um ambiente de estrutura funcional possuem habilidades especializadas que lhes permitem trabalhar de forma mais rápida, bem como eficiente do que aquelas que não estão familiarizadas com assuntos específicos. Então, isso leva a maior produtividade.

Funcional

  • Vantagens: Maior facilidade para comunicação intradepartamental. Níveis hierárquicos bem definidos, o que facilita o plano de carreira. ...
  • Desvantagens: Maior dificuldade para comunicação interdepartamental, possibilidade de sobreposição de lideranças e confusões, estabelecimento de prioridades mais complexas.

A gestão funcional de processos é conhecida como o modelo mais tradicional e conservador de gestão. Ele segue a hierarquia funcional da empresa, e é determinada pela especialização de trabalho. Este modelo é geralmente orientado a metas internas, e não possui foco no cliente.

Organograma Funcional não representa as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização. Ele começa de cima para baixo. O cargo mais importante da empresa deve ser destacado no primeiro item (um quadrado com o nome do cargo) – exemplo, presidente – vai descendo até chegar as partes operacionais.

Uma organização matricial é uma estrutura de trabalho em que os membros da equipe ficam sob a supervisão de vários líderes. Nesse tipo de estrutura, os membros de uma equipe (remota ou presencial) respondem a um gestor de projetos, assim como ao líder do departamento.

A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.

Taylor

A administração científica de Taylor criou as bases da divisão do trabalho e deu início ao que hoje conhecemos como estrutura funcional. Nesse modelo, os trabalhadores são agrupados em departamentos de acordo com a sua função: vendas, financeiro, marketing, operações, diretoria, etc.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.