O que é uma fibrose pulmonar?

Perguntado por: rxisco . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

A fibrose pulmonar se caracteriza pela formação de cicatrizes no pulmão. Com o tempo, ele perde sua elasticidade e fica rígido a ponto de restringir o processo de trocas gasosas. Consequentemente, a respiração fica comprometida, assim como o transporte de oxigênio para células e demais órgãos do corpo.

Tosse que não passa, suor mais salgado que o normal, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura. Se esses sintomas aparecerem com frequência, pode indicar fibrose cística.

Na maioria das vezes, ela apresenta evolução lenta e progressiva, porém fatal, de modo que, em média, os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

Ela acontece quando o pulmão, após um longo período de múltiplos danos, sofre alterações irreversíveis que prejudicam suas trocas gasosas. Um exemplo de como ela pode acontecer é por meio da inalação de partículas e/ou substâncias prejudiciais aos pulmões, como por exemplo mofo, asbesto e sílica.

Em contrapartida, a Fibrose pulmonar idiopática, uma das doenças que compõe o grupo, possui uma sobrevida após o diagnóstico, de aproximadamente 3 anos , principalmente se não for realizado um tratamento intensivo. Porém, existem outras formas de Fibrose Pulmonar que têm prognósticos menos sombrios.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

Quando o pulmão do indivíduo, por algum motivo, fica com cicatrizes em seu tecido ou passa a ser mais endurecido, o paciente é diagnosticado com a fibrose pulmonar. A fibrose pulmonar pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha.

Raio-x do tórax
Isso pode ser usado para procurar problemas como pneumonia, uma infecção que faz o líquido acumular-se nos pulmões. Também pode ajudar a diagnosticar câncer ou um acúmulo de tecido cicatricial nos pulmões, conhecido como fibrose pulmonar.

Os exercícios de respiração podem ajudá-lo a lidar com a falta de ar; A respiração de lábios e abdominal apertados são exercícios simples e eficazes que pode experimentar; Fazer exercícios respiratórios pode ajudar a reduzir a ansiedade, bem como a facilitar as atividades diárias.

Sugestões simples para ajudar a melhorar a sua nutrição
Se planear estar ativo durante mais de duas horas, leve muitos snacks consigo: fruta, frutos secos ou sanduíches são boas escolhas práticas; Beba dois a três litros de água por dia; Certifique-se de que come alimentos ricos em proteína em quantidade suficiente.

Os sintomas das fibroses pulmonares incluem tosse seca, falta de ar que pode ser leve ou grave. Em caso de doenças avançadas, podem haver outros sintomas, como dores torácicas, falta de ar para tomar banho e sinais de oxigenação baixa no sangue, que inclui lábios e pontas dos dedos arroxeados.

Perda de peso inexplicável; Dores musculares e articulares – dor nas costas, Alargamento e arredondamento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés (baqueteamento digital). O curso da fibrose pulmonar e a gravidade dos sintomas podem variar bastante de pessoa para pessoa.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

À medida que a fibrose pulmonar evolui, a função pulmonar vai sendo cada vez mais comprometida e o doente vai ficando progressivamente com mais falta de ar (dispneia).

Na fibrose pulmonar, a saturação do oxigénio é inferior a 95% e agrava-se com o exercício e com a evolução da doença.

Conheça os sintomas da fibrose pulmonar
Com o tempo, ela ocorre mesmo quando a pessoa está em repouso; Tosse seca e persistente: Logo no início da doença, é comum que ocorra tosse seca e constante, ou seja, que não melhora conforme os dias passam.

Em pacientes com fibrose, o espessamento dos septos interlobulares é irregular e associado a distorção da arquitetura dos lóbulos secundários. Opacidades irregulares intralobulares geralmente refletem a presença de fibrose pulmonar.

R$ 14.550,00.

Ainda pouco conhecida, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma perigosa doença que atinge os pulmões, comprometendo gravemente a função do órgão.

A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.