O que é uma fração exemplo?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.

Tipos de frações

  • Frações próprias são aquelas em que o numerador é menor que o denominador. ...
  • Frações impróprias são aquelas em que o numerador é maior que o denominador. ...
  • Frações aparentes são aquelas em que o numerador é múltiplo do denominador. ...
  • Exemplo: Vamos transformar a fração em um número misto.

Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente. Todas essas frações são próprias.

Para escrever uma fração usamos um traço horizontal. Na parte de baixo do traço, colocamos o número de vezes que o todo foi dividido, e na parte de cima, quantas partes desse todo temos.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

Portanto, a leitura da fração 2/4 é igual a dois quartos.

A leitura da fração 3/50 é três cinquenta avos. Fração é um forma matemática de representar determinada parte de um todo. Uma fração é formada por um numerador (termo superior) e um denominador (termo inferior).

Resposta correta: 2/3 (Lê-se dois terços).

O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.

Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas. A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro.

E se dividirmos novamente por 2, temos o valor 1/2. Assim, as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes.

Toda fração na forma de expressão matemática é representada de acordo com uma regra geral, seus termos recebem nomes: numerador e denominador. O numerador tem o objetivo de representar determinada parte do inteiro. O denominador representa a quantidade de partes que o inteiro foi dividido.

Fração aparente: é aquela cujo numerador é um múltiplo do denominador e aparenta ser uma fração mas não é, pois representa um número inteiro. Como um caso particular, o zero é múltiplo de todo número inteiro, assim as frações 0/3, 0/8, 15/3 são aparentes, pois são números inteiros.

Lê-se primeiramente o numerador e em seguida a unidade fracionária: meio, terço, quarto, etc. Se o denominador é uma potência de 10, isto é, 10, 100, 1000, ... , lê-se o numerador acompanhado das palavras décimos, centésimos, milésimos, etc.

Subtração de frações: denominadores iguais
Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal. Já para os sinais diferentes, subtrair e conservar o sinal do maior número.