O que é uma frase objetiva direta?

Perguntado por: ofrutuoso3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.

Oração subordinada substantiva objetiva indireta
A oração exerce função de objeto indireto, que complementa um verbo transitivo indireto e leva uma preposição. Portanto, neste caso, você pode substituir por “disto”, “nisto”, “a isto” etc. para identificar uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

Entre a subordinada subjetiva e a objetiva direta há algumas diferenças. Na primeira, o sujeito não se encontra explícito; enquanto na segunda, ele existe.

Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: “Maria comeu bolo”. Já a ordem indireta pode ser usada para uma linguagem mais rebuscada, como acontece com o nosso hino brasileiro ou em certas obras literária.

Quando utilizar cada um? Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Oração subordinada substantiva subjetiva
As orações subordinadas substantivas subjetivas exercem o valor de sujeito da oração principal. Exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião. Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião.

Visto isso, a oração subordinada substantiva apositiva desempenhará a função de aposto em relação a um termo da oração principal. “Ele sabe o que ela quer: que se amem ali mesmo, no sofá, rindo muito e caindo no chão depois.”

Orações subordinadas são as orações que dependem de outra oração para fazerem sentido. Por isso, não fariam sentido se aparecessem isoladas. Podem ser classificadas como substantivas, adjetivas ou adverbiais, de acordo com a função sintática que desempenham no período.

1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal. Não pare agora...

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

Subjetivo e objetivo
Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

Significado de Indireta
substantivo feminino O que não se diz diretamente, mas se dá a entender. Aquilo que se expressa pelos subentendidos para não dizer claramente: soltava indiretas para mandar a visita embora. O que não se faz diretamente; em que há intermediários. expressão Despedida ou rescisão indireta.

Frases de indiretas com algumas mensagens bem diretas
Aprendi a nunca esperar nada de ninguém. Desde então, eu só tenho surpresas - nunca decepção. O maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente.

Tipos de frases indiretas mais usadas pelas pessoas

  • A indireta para ex.
  • Indireta fantasma.
  • A indireta religiosa.
  • Indireta para a indireta.

Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado. Observe os exemplos: As mães preocupam-se muito com os filhos. Os perfumes me dão alergias no pescoço.

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

Sob o ponto de vista sintático, a ordem direta da oração refere-se à utilização da tríade sujeito - predicado - complemento (objeto direto/indireto/predicativo do objeto/complemento nominal). Respeitado esse fundamento básico, as chances de a mensagem ser transmitida de forma mais eficiente aumentam consideravelmente.

Com os verbos deixar, mandar, fazer (chamados auxiliares causativos) e ver, sentir, ouvir, perceber (chamados auxiliares sensitivos) ocorre um tipo interessante de oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo. Observe: Deixe-me repousar. Mandei-os sair.

Orações subordinadas substantivas completiva nominal
Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição. Todos nós temos esperança de que a humanidade pare de destruir o planeta. Sinto necessidade de que você me deixe um pouco sozinho.