O que é uma Hidrotubação?

Perguntado por: ocardoso4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Hidrotubação consiste na aplicação de uma solução líquida através da vagina, que irá atuar no útero e no conduto tubário.

Tratamentos. O que fazer quando as trompas estão obstruídas? Caso exista aderências ou trompas obstruídas por completo o médico irá indicar o melhor procedimento, que vai desde cirurgia para desobstrução, até procedimentos como fertilização in vitro.

É em uma das tubas uterinas em que ocorre a fecundação, logo após a ovulação. Portanto, quando as tubas estão obstruídas, o espermatozoide não consegue alcançar o óvulo, impossibilitando a gravidez.

A obstrução das tubas uterinas não está associada a nenhum sintoma. Mesmo em casos em que existe um acúmulo de líquido nas tubas – hidrossalpinge –, não existem sintomas presentes.

A hidrossalpinge causa uma grande complicação ao aparelho reprodutor da mulher. Secreções podem refluir para o útero e impedir que uma gravidez se implante. Além de impedir o funcionamento adequado das tubas uterinas e aumentar as chances de gravidez ectópica, que pode ser fatal.

O tratamento é definido de acordo com o grau da doença e se ela atinge uma ou duas tubas uterinas. Na maior parte dos casos, é realizado uma cirurgia para a retirada das tubas comprometidas. Além de fazer parte do diagnóstico, a videolaparoscopia também é usada cirurgicamente.

Se a hidrossalpinge tiver afetado somente uma das trompas e a outra trompa encontra-se permeável e desobstruída existem chances de engravidar. No entanto, o líquido acumulado pela hidrossalpinge e expelido ao longo dos ciclos, passa pelo útero pode acabar expulsando um embrião que esteja tentando se fixar.

Uma das opções é a cirurgia laparoscópica de desobstrução, mas com chances baixas de sucesso. A outra é a fertilização in vitro e procedimentos de reprodução assistida, em que a fecundação ocorre artificialmente fora do útero!

Mas e quando o caso inclui uma trompa obstruída ou até as duas, como se dará a gravidez? Segundo a SBRA, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, as alterações nas trompas podem atingir 30% das mulheres que não conseguem engravidar.

Isso significa que mesmo com as trompas obstruídas existem chances (poucas) de engravidar. Mas, é necessário realizar avaliação e acompanhamento médico para delinear como prosseguir diante dessa condição e evitar complicações. O tratamento para a obstrução é o melhor caminho para uma gestação saudável!

Garrafada para engravidar feita em casa

  1. 2 xícaras de açúcar mascavo.
  2. 2 inhames com casca.
  3. 1 punhado de uxi amarelo.
  4. 1 punhado de unha de gato.
  5. 1 romã
  6. 4 cravos da índia.
  7. 1 litro de vinho branco seco.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

O Lurevita é um suplemento vitamínico utilizado por mulheres que buscam aumentar suas chances de engravidar. Composto de vitaminas e minerais como o zinco, tiamina e manganês, o produto afirma que não possui contraindicações e que pode ser usado, também, por homens.

A recanalização tubária é uma cirurgia que pode reverter este processo, reconstruindo a tuba uterina. Pode ser feita por via tradicional, através de um corte no abdome (laparotomia) ou via laparoscópica, por pequenos cortes no abdome e introdução de uma cânula óptica.

Responsável pelas duas cirurgias, o médico Marco Aurélio Pinto de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose, explica que a recanalização por videolaparoscopia é uma opção melhor do que a fertilização in vitro: custa a metade do preço (R$ 8 mil) e tem muito mais chance de ...

A presença de dor constante na pelve ou no ventre inferior, que pode ser acentuada durante o período menstrual, pode ser um indicativo da doença. A dor é o sintoma mais comumente associado à hidrossalpinge, mas depende das condições da doença.

Pode! Não é 100% garantido que a cirurgia não vá desamarrar ou, no caso de cortar as trompas, elas podem regenerar2. Caso você faça laqueadura muito nova, a cirurgia tem risco de dar errado.

Em geral varia entre 5 mil e pode chegar até mesmo a 40-50mil, dependendo do material a ser utilizado e tempo de internação para recuperação do procedimento.

Continuar lendo