O que é uma intuição intelectual?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A intuição intelectual pode ser caracterizada como uma experiência imediata, seu conceito apareceu em muitos sistemas filosóficos que fizeram uso desta noção, contudo, no dizer de Schelling (1984, p. 24), em seus diversos usos, os autores que dela se utilizaram não deram conta de seu verdadeiro significado.

A intuição capta, num único ato intelectual, a verdade do pensamento pensando em si mesmo.

Os quatro tipos de pensamento intuitivo
Albert Einstein afirmava que seus estudos tinham um alto componente de intuição. No entanto, são os artistas que fazem um uso mais intenso dessa função tão interessante. Acredita-se que existam quatro tipos de pensamento intuitivo.

Por isso, a intuição sensível não capta a singularidade do objeto intuído, ficando na esfera da universalidade e necessidade, capta as chamadas qualidades sensíveis, como: cor, textura, forma, dimensões, distâncias. A intuição intelectual difere da sensível justamente por sua universalidade e necessidade.

Intuição é um sentimento que os seres humanos afirmam manifestar ao tomar uma decisão sobre algo ou uma situação. Segundo a psicologia, ela é uma forma de conhecimento inconsciente. Os palpites tomados pelo indivíduo são gerados na parte inconsciente da mente, por meio de experiências anteriores.

Intuição inventiva É a intuição do sábio, do artista, do cientista, ao descobrirem soluções súbitas, como uma hipótese fecunda ou uma inspiração inovadora. Intuição intelectual Procura captar diretamente a essência do objeto. Conhecimento discursivo Ao contrário da intuição, precisa da palavra.

A intuição ou o instinto também são o resultado de vários processamentos que ocorrem no cérebro. Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas.

Intuitivo (N) vs Observador (S)
Indivíduos intuitivos (N) são criativos, confiam na sua intuição, tem muitas ideias e focam-se no que poderá acontecer. Indivíduos observadores (S) têm os pés assentes na terra, confiam nos seus sentidos e em assuntos práticos e focam-se no que já aconteceu.

É a informação intuitiva que nos faz perceber detalhes importantes, que depois serão considerados como um dado óbvio.

Técnicas para despertar a intuição

  1. Mais atenção com os sonhos.
  2. Anote os pensamentos diários.
  3. Não despreze as emoções.
  4. Manter em equilíbrio a mente, o corpo e o coração.
  5. Observação do mundo.
  6. Aproveite os momentos de solidão.

Pensamento intuitivo emocional: diz respeito a capacidade de perceber de forma repentina traços de personalidade das outras pessoas, ou se elas estão se sentindo bem ou mal no dia em questão.

Trata-se de conseguir chegar a um conhecimento que está implícito em alguma situação, sem que isso seja feito de forma consciente. Isso explica porque ela acontece no campo do inconsciente: a maior parte da nossa atividade cerebral se dá fora do campo da percepção consciente.

Deste modo, para Schopenhauer a intuição é a forma mais pura de conhecimento da realidade. Ela produz um conhecimento real da coisa. Através dos órgãos sensoriais a intuição representa o objeto na mente que é apreendido pelo entendimento. Em seguida a razão conceitua o objeto, formando o conhecimento abstrato.

Outra forma de diferenciar a intuição e a ansiedade é que, enquanto a intuição nos ajuda a focar no presente, a ansiedade faz com que nos concentremos somente no futuro, criando desfechos irracionalmente negativos para qualquer situação.

O sexto sentido é basicamente a capacidade de um ser humano de perceber algo que não está realmente lá. Por exemplo, você sente que algo vai acontecer antes mesmo de realmente experimentá-los. Ou, você sonha com algo e se torna realidade.

O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.

Conhecimento intelectual é o raciocínio elaborado, que vai além da mera comunicação entre o corpo e o ambiente. Quando um inseto reage ao meio em que vive, ele não está seguindo um pensamento ou uma lógica, apenas respondendo a um estímulo.

Pessoas com intuição forte costumam prestar atenção aos sonhos. Elas têm o hábito de refletir a respeito, pois há momentos em que os sonhos podem ser um canal de comunicação com seu inconsciente. E, às vezes, um sonho é só um sonho mesmo.

Pessoas intuitivas têm uma conexão especial com seu inconsciente, de modo que são capazes de ouvir a voz interior que os outros ignoram. Ao prestar atenção a esses palpites ou intuições, elas têm “afinado” cada vez mais esse canal de comunicação, para que possam decifrar melhor as mensagens que sua intuição lhes envia.

Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

Significado de Intuitivo
Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos. Etimologia (origem da palavra intuitivo). Do latim intuitivus.