O que é uma mama densa?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O que é são mamas densas? Se você recebeu o diagnóstico de que possui mamas densas ou conhece alguém nessa situação, isso significa que as mamas possuem pouca gordura (tecido adiposo) e muitas glândulas (tecido glandular), o que faz com que os seios se tornem mais densos do que o normal do corpo feminino.

Definida como uma condição em que o tecido mamário é mais denso e fibroso do que gorduroso, a mama densa ocorre quando há uma maior quantidade de tecido glandular e de ductos mamários, em relação ao tecido adiposo. Cerca de 40% das mulheres com mais de 40 anos possuem mamas densas.

A densidade mamária é definida pela proporção relativa de áreas radiopacas, indicando a presença de tecido fibroglandular, entre o componente de tecido adiposo das mamas. A densidade mamária varia de indivíduo para indivíduo, sendo influenciada por fatores genéticos, etnia, dieta, estímulos hormonais, etc.

Uma das possíveis causas das mamas densas é o fator genético. Então, se há histórico de seios densos na família, há maiores chances de desenvolvimento das mamas densas. Vale reforçar que essa condição não é uma doença, mas sim algo frequente e comum na vida de muitas mulheres.

Categoria 2 – esta classificação também indica que não há nada de errado em seus seios, apenas foram encontradas algumas lesões benignas que não são interpretados como suspeita de câncer.

Quando a mama é densa, o médico só precisa retirar o excesso de pele e modelar a mama. Isso é suficiente para deixar o seio firme novamente. Porém, quando a densidade mamária é baixa, a paciente não tem tecido suficiente para modelar o seio e o médico precisa colocar um implante de silicone.

Essa classificação indica que o achado médico é altamente suspeito, com 95% de chance de ser câncer.

A calcificação vascular mamária (CVM) é um achado mamográfico tipicamente benigno, não relacionado a lesões precursoras ou a um maior risco de desenvolvimento de neoplasias malignas nas mamas. Trata-se da calcificação da camada média da artéria, que é diferente da calcificação da camada íntima.

O que é a Categoria 3 BI-RADS™? A Categoria 3 BI-RADS™ indica que houve um achado provavelmente benigno no exame de imagem. Para este achado, há uma probabilidade estatística de 98% de benignidade e será recomendado um controle em intervalo mais curto que o usual, geralmente em 6 meses.

Nas axilas, por exemplo, existem inúmeros linfonodos que não apresentam qualquer alteração relacionada a doenças. No entanto, em algumas situações, eles podem aumentar e mudar suas características, como no câncer, em processos infecciosos e inflamatórios, e em decorrência de um trauma.

Sim, é normal ter seios de tamanho diferentes.
Ainda que o organismo humano tenha simetria bilateral, isso não significa que os lados direito e esquerdo sejam exatamente iguais. Desse modo, da mesma forma que olhos, mãos ou lados da face podem ter variações, as mamas podem ter formatos diferentes.

Alta densidade, ou em inglês dense packing, é um termo que se refere à quantidade de folículos transplantados por centímetro quadrado.

O principal dos exames complementares da mamografia é o ultrassom. Ele é usado para avaliar alterações que podem ser sentidas, mas não puderam ser visualizadas na mamografia ou para para distinguir entre cistos com líquido (na maioria das vezes benignos) e massas sólidas (com mais chance de ser câncer).

Entre as calcificações tipicamente benignas listam-se as calcificações da pele da mama com centros radiotransparentes; calcificações vasculares, com aspecto de paralelas ou tubulares e lineares; grosseiras (Tipo "pipocas"), clássicas no fibroadenomas involuídos; bastonetes, freqüentes na mastites plasmocitária e ...

BI-RADS 4A: lesão com baixa suspeita de malignidade – 2 a 10% de risco de câncer. BI-RADS 4B: lesão com moderada suspeita de malignidade – 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: lesão com elevada suspeita de malignidade – 51 a 95% de risco de câncer.

Quando o resultado da mamografia é BI-RADS® 0, o exame foi inconclusivo. Isso pode acontecer por problemas técnicos, como mau posicionamento das mamas e axilas no aparelho, além da movimentação da paciente durante o teste. A categoria 0 também é usada quando há dúvidas sobre a existência de alguma alteração.

Exame com elevado risco de câncer. Nessa categoria, só pelo aspecto dos achados o radiologista percebe que se trata de lesão/alteração altamente suspeita de tumor de mama, acima de 95%. De qualquer modo, todos os casos que recebem essa classificação também requerem biópsia para a confirmação diagnóstica da doença.

As mulheres que colocaram silicone podem fazer mamografia tranquilamente, mas é importante avisar seu médico na hora do exame, pois pode ser importante realizar algum posicionamento complementar e até mesmo a compressão nas mamas costuma ser menor nestas pacientes.

Quando se trata de nódulo aparentemente benigno, geralmente não há contra-indicação a esse tipo de cirurgia. E a depender do tamanho e da localização do nódulo, a mastologista pode realizar a retirada do nódulo junto com o cirurgião plástico na mesma cirurgia.