O que é uma obsessão simples?
A obsessão simples caracteriza-se pela simples influência de ordem moral sem sinais exteriores perceptíveis. Seu reconhecimento é fácil quem está sendo obsedado. Assim, basta manter-se vigilante e o Espírito obsessor não terá ação contra quem está suportando a obsessão simples.
O que é obsessão por fascinação?
Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do médium e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as comunicações.
Como reconhecer uma obsessão?
10 sintomas mais comuns da Perturbação Obsessiva Compulsiva
- Ansiedade intensa.
- Sentimento de medo e insegurança.
- Sentimentos de culpa.
- Pensamentos repetidos e frequentes.
- Sentimento de tensão.
Quando a pessoa tem obsessão?
A pessoa com o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva fica preocupada com ordem, perfeccionismo e controle sobre si mesma e sobre as situações. Para manter uma sensação de controle, a pessoa dá enfoque a regras, detalhes triviais, procedimentos, cronogramas e listas.
Quais as fases da obsessão?
Allan Kardec explica: “Obsessão é uma ação permanente que um espírito mal exerce sobre um indivíduo”. No livro dos médiuns, Kardec ainda menciona as obsessões divididas em quatro fases: obsessão simples, fascinação, subjugação e possessão.
O que é obsessão de exemplo?
Explicando de uma forma simples: as coisas estão desarrumadas no interior da pessoa e ao arrumar ou controlar constantemente os objectos externos há uma sensação de alívio temporário. A obsessão é por exemplo estar sempre a pensar que as mãos estão sujas e com bactérias e a compulsão é a acção.
Como o Espiritismo explica a obsessão?
Obsessão, segundo o espiritismo, seria uma influência de supostos seres imateriais que influenciariam as pessoas devido aos seus pensamentos impuros. Os adeptos desta religião acreditam que a obsessão pode causar doenças físicas e psíquicas.
O que atrai o espírito obsessor?
Obsessor por atração: atrai-se por afinidade psicológica ou espiritual/energética com seu alvo. As energias que servem de ponte são várias (vícios e compulsões, ganância, ódio, inveja, ressentimento, depressão etc.) e servem como alimento para esses espíritos.
Qual a diferença entre obsessão e obsessivo?
Obsessivo significa, pois, em que há obsessão, que cerca, que ocupa a mente de modo pertinaz, persistente. Assim, os termos obcecado e obsessivo, provenientes de étimos diferentes, são sentidos, no português actual, como próximos a nível semântico.
O que os obsessores mais odeiam em você?
O que os obsessores mais odeiam? O que os obsessores mais odeiam são a positividade, as boas vibrações, a felicidade das pessoas e todas as conquistas daquela pessoa. O obsessor vivo ou espiritual gosta quando as coisas dão errado, quando a pessoa está infeliz e ele pode se nutrir dessa infelicidade.
O que é obsessão de subjugação?
Subjugação. Na subjugação, o Espírito obsessor consegue a paralização da vontade da pessoa obsedada, fazendo-a agir conforme a vontade dele obsessor. Pode ser subjugação moral ou corpórea. Na subjugação moral, o obsessor leva o obsedado a tomar decisões absurdas, que ele obsedado, no entanto, considera sensata.
Como saber se é obsessão ou amor?
Quando uma pessoa está obcecada, se torna controladora, egoísta, inconsequente, desrespeitosa, ciumenta, e invasiva (com desconfianças e suspeitas infundadas). No amor, há confiança, respeito, sinceridade e muito diálogo.
Por que ficamos obcecados por uma pessoa?
Em geral, os indivíduos que desenvolvem obsessão por alguém são aqueles que nutrem um medo muito grande do abandono e da rejeição, um temor que normalmente está associado à vivência de situações de rejeição durante a infância — que pode ser real ou apenas interpretativa.
É normal ficar obcecado por alguém?
Nem sempre é um transtorno ficar obcecado por uma pessoa, mas pode ser dependendo da forma e intensidade dessa obsessão, assim como se isso traz sofrimento a pessoa obcecada ou ao obsediado. Nesses casos recomendo uma avaliação psicológica. Nem sempre. A experiência de estar apaixonado traz componentes obsessivos.
Quanto tempo dura obsessão?
“Na limerência, as necessidades se intensificam e há uma necessidade insaciável por validação e reciprocidade”, descreve. “Ela geralmente dura cerca de dois a três anos, mas pode durar vários anos e mesmo décadas.”
Quando o amor vira uma obsessão?
O amor obsessivo ocorre quando o sentimento de carinho é substituído pela dependência emocional e pelo sentimento de posse. Essa condição emocional é evidenciada através de comportamentos.